Criação de suínos: instalações de crescimento e terminação

Ao saírem da creche, os suínos devem ser destinados a uma instalação maior, na qual passarão pelas fases de crescimento e terminação até sua comercialização

Criação de suínos: instalações de crescimento e terminação   Artigos VetProfissional

Ao saírem da creche, os suínos devem ser destinados a uma instalação maior, na qual passarão pelas fases de crescimento e terminação até sua comercialização. Nessa nova instalação, o piso das baias pode ser totalmente ripado ou 2/3 compacto e 1/3 ripado.

“O piso totalmente ripado é o mais indicado para regiões quentes, porém, é o de custo mais elevado. É constituído de 30% da área do piso da baia em ripado sobre fosso, é construído em vigotas de concreto e o restante da área do piso (70%) compacto em concreto”, explica Paulo César Brustolini, professor do VET Profissional.

As paredes laterais podem ser ripadas, em placas pré-fabricadas em cimento ou outro material, para facilitar a ventilação natural. Por fim, a declividade do piso da baia deve situar-se entre 3% e 5%. O manejo dos dejetos deve ser feito do lado de fora da instalação e por sala para possibilitar maior higiene e limpeza.

As instalações nesta fase não necessitam de muita proteção contra o frio (exceto correntes prejudiciais que podem ser controladas por meio de cortinas), mas de grande proteção contra o calor excessivo, razão pela qual devem ser bem ventiladas, considerando a densidade e o tamanho dos animais.

Nesta fase há uma formação de grande quantidade de calor, gases e dejeções que poderão prejudicar o ambiente. Para se ter uma ventilação natural apropriada, as instalações devem possuir área por animal de 0,70, 0,80 e 1 m2 para piso totalmente ripado, parcialmente ripado e compacto, respectivamente.

Para o sistema de ventilação mecânica pode ser adotada a exaustão ou pressurização (ventilação negativa ou positiva). O correto dimensionamento do equipamento de ventilação deve atender à demanda máxima de renovação de ar nos períodos mais quentes. Pode-se também adotar o sistema de resfriamento evaporativo por nebulização em alta pressão (> 200 psi) para evitar estresse térmico em dias quentes.

Aprenda mais sobre o assunto na disciplina - Manejos Aplicados à Maternidade I: Instalações e Manejo da Porca - disponível na Área VET Profissional, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações