Criação de suínos: instalações de crescimento e terminação

Ao saírem da creche, os suínos devem ser destinados a uma instalação maior, na qual passarão pelas fases de crescimento e terminação até sua comercialização

Criação de suínos: instalações de crescimento e terminação   Artigos VetProfissional

Ao saírem da creche, os suínos devem ser destinados a uma instalação maior, na qual passarão pelas fases de crescimento e terminação até sua comercialização. Nessa nova instalação, o piso das baias pode ser totalmente ripado ou 2/3 compacto e 1/3 ripado.

“O piso totalmente ripado é o mais indicado para regiões quentes, porém, é o de custo mais elevado. É constituído de 30% da área do piso da baia em ripado sobre fosso, é construído em vigotas de concreto e o restante da área do piso (70%) compacto em concreto”, explica Paulo César Brustolini, Mestre e Doutor em Zootecnia.

As paredes laterais podem ser ripadas, em placas pré-fabricadas em cimento ou outro material, para facilitar a ventilação natural. Por fim, a declividade do piso da baia deve situar-se entre 3% e 5%. O manejo dos dejetos deve ser feito do lado de fora da instalação e por sala para possibilitar maior higiene e limpeza.

As instalações nesta fase não necessitam de muita proteção contra o frio (exceto correntes prejudiciais que podem ser controladas por meio de cortinas), mas de grande proteção contra o calor excessivo, razão pela qual devem ser bem ventiladas, considerando a densidade e o tamanho dos animais.

Nesta fase há uma formação de grande quantidade de calor, gases e dejeções que poderão prejudicar o ambiente. Para se ter uma ventilação natural apropriada, as instalações devem possuir área por animal de 0,70, 0,80 e 1 m2 para piso totalmente ripado, parcialmente ripado e compacto, respectivamente.

Para o sistema de ventilação mecânica pode ser adotada a exaustão ou pressurização (ventilação negativa ou positiva). O correto dimensionamento do equipamento de ventilação deve atender à demanda máxima de renovação de ar nos períodos mais quentes. Pode-se também adotar o sistema de resfriamento evaporativo por nebulização em alta pressão (> 200 psi) para evitar estresse térmico em dias quentes.


Aprenda mais sobre esse assunto no Curso on-line Criação de Suínos – Manejo de Reprodutores e Matrizes do VET Profissional, com o Prof. Paulo César Brustolini, Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.