Cronologia dentária dos ovinos: conheça as alterações na dentição desses animais

O estudo da cronologia dentária é muito importante quanto pensamos na nutrição dos animais

Cronologia dentária dos ovinos: conheça as alterações na dentição desses animais

O estudo da cronologia dentária é muito importante quanto pensamos na nutrição dos animais, uma vez que o processo de digestão começa na boca, com a mastigação. Outra importância desse estudo é com relação ao desgaste e nascimento dos dentes, pois através desse podemos estimar a idade do animal.

A idade dos ovinos, do nascimento até os 8 anos, pode ser estimada observando as alterações e trocas dentárias na mandíbula inferior”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia e Doutora em Medicina Veterinária.


a) Dentição decídua

Também chamada de dentição de leite, ocupa somente na mandíbula inferior. No total: 20 dentes de leite. É formada por:

- 8 dentes incisivos.

- 12 dentes molares (6 de cada lado).

Dentição decídua.

Dentição decídua.


b) Dentição permanente

A dentição definitiva ocorre a partir de 1 ano de idade, período em que se inicia a muda dos dentes de leite e o crescimento dos molares (6) e pré-molares (6) na arcada superior. Total de 32 dentes. Os dentes definitivos são mais largos e mais grossos que os dentes de leite.

Calendário de mudas para dentição permanente.

Calendário de mudas para dentição permanente.

Aos 4 anos de idade, todos os dentes incisivos dos ovinos já foram trocados por permanentes. Houve ainda o crescimento dos pré-molares e molares na arcada superior do animal.


c) Desgaste ou nivelamento das mesas dentárias

A partir dos 5 anos de idade, os dentes de ovinos têm a aparência mais comprida e há maior espaço entre eles. Aos 7 para 8 anos de idade, ocorre o rasamento, desgaste ou nivelamento dos dentes que passam a ter altura semelhante. Alguns dentes podem ser perdidos e os animais que se encontram nessa fase são chamados de “Boca Quebrada”.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura - Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão! 

Receba Mais Informações