Dermatite de dobras cutâneas: você conhece essa doença de pele que acomete os cães? Sabe quais tratamentos indicar?

As dermatites também podem ser causadas por bactérias, podendo causar em cães e gatos o aspecto de pele de elefante, lesões nas dobras cutâneas de animais com excesso de pele, feridas superficiais ou profundas dolorosas

Conhecida também como intertrigo e piodermite de dobras cutâneas, a dermatite de dobras cutâneas é uma infecção bacteriana muito comum em cães com grande quantidade de dobras corporais cutâneas (Shar-pei, Basset Hound, Dachshund).

Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos, explica que a Dermatite de dobras cutâneas também pode ocorrer na forma localizada:

Dermatite de dobras faciais: caracterizada pela presença de prurido e é comum também a ocorrência de úlceras de córnea.

Dermatite de dobras labiais: caracterizada por hálito fétido, dobras labiais eritematosas e maceradas.

Dermatites vulvares: ocorre em fêmeas com vulva infantil. Apresenta dobras eritematosas, maceradas e fétidas. Podem ocorrer também lambedura vulvar, micção dolorosa e cistite.

Dermatite próxima à cauda: em animais obesos.

Como forma de tratamento, podemos fazer as seguintes indicações:

• Verificar se as dobras estão sendo formadas em decorrência do sobrepeso do animal. Se a resposta for positiva, deve-se elaborar um programa de redução de peso para o cão.

• Remoção cirúrgica do excesso de dobras ou da cauda, caso a dermatite esteja presente nela.

• Em animais cujo excesso de dobras é impossível de se remover, deve-se utilizar lenços de limpeza em intervalos de 12 a 72 horas.

• Aplicar xampu à base de clorexidina ou peróxido de benzoíla;

• Antibioticoterapia tópica SID – 5 a 7 dias.

• Tratamento de doenças concomitantes, como doença periodontal, cistite e úlceras de córnea.

• O tratamento de manutenção pode ser para a vida toda.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!