Descarte de medicamentos vencidos: você conhece o procedimento correto?

Uma das maiores preocupações nos últimos tempos está relacionada a contaminação do meio ambiente por medicamentos. No mundo todo tem sido identificada a presença de fármacos, tanto nas águas, como no solo e no ar

Descarte de medicamentos vencidos: você conhece o procedimento correto?

Os resíduos dos serviços de saúde, incluindo os medicamentos, vêm assumindo grande importância nos últimos anos e gerando políticas públicas e legislações orientadas pela sustentabilidade do meio ambiente e a preservação da saúde, tanto humana quanto animal, criando assim um ambiente mais limpo e livre de toxicidades.

Além da responsabilidade que os Médicos Veterinários têm sobre como instruir os proprietários quanto ao descarte de medicamentos, possuem, também, juntamente com a Vigilância Sanitária, uma parcela de responsabilidade em relação à vigilância da qualidade dos medicamentos, incluindo a observação da data de vencimento, aspecto do medicamento e integridade da embalagem”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As farmácias são obrigadas a fazer o recolhimento dos medicamentos vencidos ou que não estão sendo mais utilizados, para que, desta forma, não sejam descartados de forma inadequada, por exemplo, em pias ou vasos sanitários.

Os medicamentos vencidos podem ser descartados de duas formas:
- Utilizando o Descarpack, descartando o medicamento intacto para ser incinerado posteriormente pela empresa gerenciadora.
- Sendo levado até a farmácia, solicitando o seu descarte correto.

As medicações que não foram totalmente utilizadas, ou aquelas de apresentação líquida, devem ser levadas para a farmácia a fim de serem recolhidas e descartadas de forma adequada.

Os recipientes de remédios que estão vazios, sem nenhum tipo de produto em seu interior, devem ser jogados em lixeiras recicláveis.

Essas atitudes são de extrema importância para ajudar a evitar a contaminação do meio ambiente e da população, garantindo assim um futuro melhor para todos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações