Descongelamento de sêmen equino para inseminação: qual a recomendação para esse procedimento?

A maneira correta para se descongelar o sêmen depende da maneira como o mesmo foi congelado e o sucesso da técnica de inseminação artificial com sêmen congelado depende do processo de descongelamento

Descongelamento de sêmen equino para inseminação: qual a recomendação para esse procedimento?

O sucesso da técnica de inseminação artificial com sêmen congelado depende, sobretudo, do processo de descongelamento desse sêmen.

Maria Gazzinelli Neves, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, explica que há três maneiras de descongelar o sêmen equino:

• A 37°C por um período de 30 segundos.
• A 46°C por um período de 20 segundos.
• A 72°C por um período de 7 segundos.

A maneira correta para se descongelar o sêmen depende da maneira como o mesmo foi congelado. É necessário verificar a curva de congelamento para se determinar uma curva adequada de descongelamento.

Ao congelar o sêmen, o veterinário responsável realiza um laudo relatando os procedimentos de preparação e envio do sêmen, bem como as recomendações para descongelamento.


Etapas de descongelamento do sêmen

a) Objetivo: obter uma dose inseminante de 200 milhões de espermatozoides.
b) Procedimento: descongelamento de uma paleta com amostra de sêmen a 37°C por um período de 30 segundos.
c) A partir da amostra de sêmen descongelada calcula-se o total de paletas que deverão ser descongeladas para se obter a dose inseminante prevista.
d) As paletas descongeladas devem fazer parte do mesmo grupo ou partida de sêmen avaliado.
e) Retire a paleta do bojão de nitrogênio. Para isso utilize uma pinça.
f) Deixe a paleta em banho-maria por um minuto.
g) Faça a secagem da paleta com papel toalha após retirá-la do banho-maria.
Atenção: a secagem deve ser feita sem movimentos bruscos ou fricção para evitar o aquecimento excessivo do conteúdo da paleta.
h) Para fazer o descongelamento da paleta utiliza-se um tubo Falcon de 15 ml.
i) Corte a extremidade que veda a paleta e deposite o conteúdo no tubo Falcon.
j) Recolha uma amostra do material e faça a avaliação microscópica do sêmen descongelado quanto à motilidade e vigor espermáticos.

Após a avaliação da motilidade e do vigor espermático calcula-se o número total de paletas que deverão ser descongeladas para se obter a dose necessária à inseminação, ou seja, 200 milhões de espermatozoides.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução Equina do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos; Prof. Dr. Márcio Menezes, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em foliculogênese e endocrinologia do estral, análises hormonais, criopreservação de sêmen, inseminação artificial e transferência de embriões equinos; Prof.ª Dr.ª Bruna de Freitas, Mestre e Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em fisiopatologia da reprodução animal, ginecologia e andrologia animal e biotécnicas aplicadas à reprodução animal. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.