Desenvolvimento embrionário em bovinos: entenda o que ocorre até a nidação

O desenvolvimento embrionário representa a formação da estrutura fetal durante a gestação, resultando no parto de um animal fisiologicamente normal

Desenvolvimento embrionário em bovinos: entenda o que ocorre até a nidação

Ao se desenvolver, o embrião precisa passar por etapas antes de acoplar-se no endométrio uterino.

A nidação é o processo de fixação do embrião na parede uterina. Antes que ela aconteça é necessário que o embrião passe por quatro fases”, explica Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal. São elas:

1. Desenvolvimento dentro da zona pelúcida.
2. Liberação do blastocisto da zona pelúcida.
3. Reconhecimento materno da gestação.
4. Formação das membranas extraembrionárias.

O embrião é um organismo em estágio inicial de desenvolvimento. Os blastômeros que estão sendo formados através das clivagens se duplicam de forma sincrônica, formando a mórula e posteriormente o blastocisto.

Na fase anterior, a formação da mórula, a estrutura embrionária inicial é totipotente, ou seja, cada blastômero (em torno de 2, 4 e 8 células) tem a possibilidade de se diferenciar em um novo organismo.

A massa celular interna do blastocisto dará origem ao corpo do embrião. O trofoblasto, camada mais delgada, em íntimo contato com a zona pelúcida, dará origem ao córion (componente fetal da placenta).

O embrião eclodido encontra sobrevivência no ambiente uterino, onde ocorre a síntese de progesterona (ativação de glândulas endometriais). Torna-se necessário então uma adequada função luteal.

O embrião chega ao útero (corno uterino) de bovinos em torno de 72 a 84 horas (8 a 16 células). A característica embrionária genômica será determinada nesse período.

O reconhecimento materno da gestação é de extrema importância para que de fato o embrião sinalize a sua presença, a nidação aconteça e a gestação prossiga.

Após o reconhecimento materno da gestação ocorre a nidação (18 a 22 dias após a ovulação) para fixação do embrião no endométrio e ocorrência da gestação.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Reprodução de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Carlos Augusto Gontijo Pellegrino, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Reprodução Animal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.