Desmama de bezerros: nutricionalmente, quais cuidados devem ser tomados durante esse processo?

Para que a desmama não seja um momento traumático para o animal, é necessário diminuir a taxa de estresse decorrente das mudanças

Desmama de bezerros: nutricionalmente, quais cuidados devem ser tomados durante esse processo?

Durante a desmama, o bezerro passará por fases de transição relacionadas ao tipo de alimento ingerido e ao desenvolvimento do trato gastrointestinal.

Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia, explica estas fases de transição da seguinte forma:

1ª fase: animal considerado pré-ruminante e rúmen apresentando pequeno volume em comparação ao abomaso.
2ª fase: transição entre pré-ruminante e ruminante. Animal ingerindo mais do que 450 g de concentrado, levando ao aumento da proporção do rúmen.
3ª fase: ruminante propriamente dito. Será necessário garantir que o rúmen tenha capacidade suficiente para fornecer os principais nutrientes para o animal jovem.


Para que a desmama não seja um momento traumático para o animal, é necessário diminuir a taxa de estresse decorrente das mudanças, evitando assim a diminuição do desempenho, do consumo e da eficiência alimentar.

Preconiza-se a desmama gradual (10 a 14 dias), diminuindo o volume de leite em cada fornecimento ou diminuindo o número de fornecimentos. Esse tipo de desmama faz com que o animal tenha condição de se manter e continuar ganhando peso a partir do aumento do consumo de alimentos sólidos.

Os sólidos consumidos na fase pré-desmama deverá ser de concentrado em função da maior densidade energética que o alimento possui. Nessa fase é importante aumentar a quantidade de volumoso que será fornecida, pois assim serão desenvolvidas no rúmen bactérias celulolíticas, responsáveis pela degradação da fração fibrosa.

A desmama gradual pode ser estabelecida de acordo com a idade e, ou peso do animal. Atualmente as melhores recomendações são de associação entre esses fatores.

A condição que o animal possui para sobreviver após o desaleitamento está relacionada com o seu consumo. Portanto, deve-se mensurar o consumo e avaliar a quantidade de concentrados que está sendo ingerido.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovinos Leiteiros do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.