Diabetes mellitus em cães e gatos: como diagnosticar?

Doença crônica, sem cura, a diabetes mellitus é uma das principais endocrinopatias que afetam cães e gatos

Diabetes mellitus em cães e gatos: como diagnosticar?

Diabetes mellitus é um conjunto de transtornos metabólicos de diferentes etiologias, caracterizado pela hiperglicemia crônica.

A hiperglicemia pode ser resultante de redução da sensibilidade dos tecidos à ação da insulina e, ou da deficiência de secreção de insulina pelo organismo”, explica Gustavo Cobucci, médico veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

A hiperglicemia crônica é decorrente de:

• Deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.
• Resistência periférica à insulina: nesses casos, o pâncreas produz níveis normais de insulina, mas o hormônio não consegue exercer sua função junto ao receptor para abrir os canais por onde entram moléculas de glicose na célula.


A hiperglicemia crônica causa os sinais clínicos relacionados ao quadro de Diabetes mellitus.

A grande maioria de cães e gatos diabéticos necessita de insulina, seja porque não produzem, seja para poupar as células betas pancreáticas.

• A média de idade de cães para diagnóstico de diabetes mellitus é 5 a 15 anos.
• Predisposição racial: Terrier, Schnauzer, Bichon frisé, Spitz e Poodle.
• Praticamente todos os cães diabéticos são insulino dependentes.
• Fêmeas em diestro ou gestantes podem apresentar diabetes transitório devido à ação da progesterona e do GH que provocam resistência periférica à insulina.


O diagnóstico de Diabetes mellitus é obtido por meio de exames simples, contudo, associados:

• Sinais clínicos.
• Hiperglicemia em jejum.
• Glicosúria.

Não basta que o animal tenha apenas resultados positivos para hiperglicemia em jejum ou glicosúria, mas é preciso haver associação dos resultados de ambos os exames juntamente com os sinais clínicos.

A associação entre os exames propicia a diferenciação de situações que causam apenas hiperglicemia (estresse, trauma crânioencefálico - TCE, pós-prandial, drogas, endocrinopatias, diestro e infecções) de situações que causam apenas a glicosúria renal primária.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.