Diarreias em bezerros: quais são os fatores desencadeadores da alta prevalência dessa doença?

Os bezerros estão mais suscetíveis à ocorrência de diversas enfermidades, merecendo, assim, maior atenção. Algumas delas, como a diarreias, irão ocorrer com alta prevalência

Diarreias em bezerros: quais são os fatores desencadeadores da alta prevalência dessa doença?

A principal doença que ocorre em bezerros, quase que na totalidade dos rebanhos, é a diarreia.

Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal, explica que a diarreia em bovinos pode ser desencadeada pelos seguintes fatores:


1) Higiene

• Devem ser observadas as condições de higiene nos locais onde nascem os bezerros e onde permanecem alojados, principalmente durante o aleitamento.
• As instalações coletivas podem favorecer a transmissão de patógenos, principalmente para os animais mais novos.

Nos primeiros dias de vida, podem ocorrer quadros severos de diarreia, pois nessas fases iniciais o animal ainda não possui condições para eliminar os patógenos.


2) Patógenos

• Na maioria das vezes, os patógenos envolvidos nos casos de diarreia são comensais, sobrevivendo naturalmente ou encontrados no ambiente.
• A relação entre a capacidade de eliminação da infecção e a quantidade de patógenos presentes será também um fator determinante na ocorrência de diarreia.


3) Duração

• A duração da diarreia está relacionada com o aumento da detecção da enfermidade.
• A detecção precoce auxilia no tratamento, facilita a recuperação, diminui o tempo de duração e a taxa de mortalidade.

A diarreia é uma doença simples de ser diagnosticada devido às características das fezes, da sua quantidade e de sua frequência.

Condições adequadas de higiene, juntamente com uma eficiente colostragem, cura de umbigo e nutrição fornecem condições para que o animal elimine as infecções causadas pelos patógenos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Bovinos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Paolo Vivenza, Mestre e Doutor em Nutrição e Produção Animal pela Escola de Veterinária da UFMG, e com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia - Nutrição Animal pela mesma universidade, e Doutorando em Nutrição de Ruminantes também pela UFMG. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.