Dieta líquida de bezerros: quais são as formas de oferecer esses alimentos aos animais?

A fase de aleitamento possui curta duração, mas com grande impacto tanto no custo de produção, quanto na eficiência produtiva dos animais, por isso os produtores procuram alternativas para alimentar os bezerros

Dieta líquida de bezerros: quais são as formas de oferecer esses alimentos aos animais?

Nos primeiros dias de vida do bezerro, o consumo de alimento sólido é muito baixo, sendo necessário basear a alimentação em dieta líquida, na qual encontrará boa parte dos nutrientes fornecidos pelo leite (comercializável, de descarte ou sucedâneo).

O volume e tipo de leite fornecido tem que ser avaliado em cada propriedade”, explica Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Médico Veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Zootecnia. Recomenda-se trabalhar com no mínimo seis litros de leite para os animais ao longo da fase de aleitamento.


A dieta líquida (leite) pode ser fornecida aos bezerros através de:

Ordenha com bezerro ao pé: dificulta o manejo, impedindo a mensuração do volume de leite que o animal irá consumir. Em rebanhos mestiços pode ser uma alternativa viável desde que o ganho de peso seja avaliado e acompanhado.

Balde simples: apresenta menor custo de aquisição e maior facilidade de manejo. Caso o bezerro não seja bem condicionado, pode diminuir o reflexo de sucção, favorecendo o menor fechamento da goteira esofágica.

Mamadeira: estimula o reflexo de sucção, desencadeando o fechamento da goteira esofágica, liberando hormônios importantes para a digestão do leite, como a insulina e a colecistocinina. O animal demorará mais tempo para ingerir o leite.

Baldes com bicos: método que mais se aproxima do comportamento natural da mamada na vaca. Deve-se atentar com a higienização, principalmente do bico, evitando contaminação cruzada de patógenos no balde.

O leite precisa ser fornecido na temperatura corporal dos bezerros, que é de aproximadamente 39°C. Caso seja fornecido em temperatura mais baixa, o animal terá menor apetite por esse leite, menor reflexo da goteira esofágica, diminuindo o gasto energético para se aquecer.

É sempre adequado fornecer o leite para os bezerros nos mesmos horários. Qualquer alteração na rotina pode causar distúrbios alimentares, aumentar o nível de estresse, comprometendo o aproveitamento do animal.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Nutrição de Bovino Leiteiro do VET Profissional, com o Prof. Dr. Pedro Henrique de Araújo Carvalho, Mestre em Zootecnia – Nutrição animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorando em Nutrição de Ruminantes pela mesma universidade. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.