Dipylidium caninum: o que se deve saber sobre esse parasito tão comum em cães e gatos?

A infecção por Dipylidium é muito comum em cães e gatos. O Dypilidium caninum é um cestoide, chamando vulgarmente de tênia canina, transmitido por pulgas e piolhos

O Dipylidium caninum pertence à família Dipylidiidae, possuindo como hospedeiros definitivos o cão, o gato e raramente o homem. Já como hospedeiros intermediários encontram-se as pulgas (Ctenocephalides felis e C. canis) e piolho (Trichodectes canis).

“Em sua forma adulta localiza-se no duodeno (intestino delgado) e na forma larval em pulgas e piolhos. É comumente observado em cães que apresentam ectoparasitas”, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários.

Morfologia do Dipylidium caninum:

• A forma adulta possui até 50 cm de comprimento.
• Possui escólex com rostelo retrátil contendo 4 ou 5 fileiras de ganchos.
• A proglote tem o formato de grão de arroz com aparelho genital duplo e um poro se abrindo em cada borda. Ela pode sair ativamente pelo ânus.

Ações sobre o hospedeiro:

• Só ocorre em infecções maciças (grande carga parasitária).
• Inflamação da mucosa intestinal, diarreia, cólica, alteração do apetite e emagrecimento.
• Podem ocorrer manifestações neurológicas e obstrução intestinal.
• Migração ativa pelo ânus, provocando prurido. O cão passa a esfregar o ânus no chão.

Formas de diagnóstico:

• Clínico: sintomas e avaliação da presença de proglotes.
• Laboratorial: exame parasitológico (identificação das proglotes).

Tratamento medicamentoso: anti-helmínticos (niclosamida, praziquantel) e inseticidas (eliminação dos ectoparasitas).

Controle: de pulgas e piolhos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Parasitologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!