Displasia de cotovelo em cães: vamos recordar as características dessa doença articular?

A displasia de cotovelo é uma doença ou afecção poligênica, na qual ocorre uma anormalidade do desenvolvimento da articulação do cotovelo dos animais

 

Displasia de cotovelo em cães: vamos recordar as características dessa doença articular?

Uma doença muito comum em cães de portes maiores é a displasia de cotovelo, ou seja, o desenvolvimento anormal do cotovelo.

“As manifestações clínicas acontecem geralmente aos 4 a 8 meses de idade, de forma unilateral ou bilateral. Hoje, acredita-se que esta displasia acontece por causa de uma incongruência”, explica Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal.


Principais alterações que podem acontecer devido à incongruência articular:

Não união do processo ancôneo: ocorrência de incongruência articular devido ao fato de o animal apresentar uma ulna mais curta. Tem-se assim uma sobrecarga na região do processo ancôneo. Como a articulação não se encaixa direito, pode não haver a união do processo ancôneo durante o desenvolvimento do animal. Na maioria das vezes, é bilateral.
- Diagnóstico: a partir de 20 semanas.

Fragmentação do processo coronoide medial da ulna: animal apresentando alteração na congruência articular, com o rádio mais curto, causando sobrecarga no processo coronoide.
- Diagnóstico: sinais entre 4 a 6 meses de idade.


Para avaliar esta displasia, recomenda-se três projeções principais:

Projeção médio-lateral: animal em decúbito lateral, tirando a sobreposição do outro membro, posicionando o cotovelo sobre os chassis.
- Displasia: causada pela incongruência entre úmero, rádio e ulna, principalmente nas áreas do processo ancôneo e coronoide da ulna.

Projeção crânio-caudal: animal em decúbito ventral, membro esticado sobre a mesa, puxando um pouco a cabeça para o lado. Quanto mais próximo do chassi, melhor a imagem.
- Displasia: processo coronoide ficando um pouco mais sobreposto.

Projeção médio-lateral: animal com o membro flexionado, tentando tirar a sobreposição, principalmente do processo ancôneo, avaliando de uma forma melhor.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.