Doador de sangue para cães e gatos: características ideais

A transfusão sanguínea fornece ao clínico tempo para que possa analisar as causas das enfermidades que acomete os pacientes, sejam eles cães e,ou gatos.

Doador de sangue para cães e gatos: características ideais

O Médico Veterinário, ao entender o processo de transfusão sanguínea de cães e gatos, saberá exatamente quais características que o sangue de seu paciente possui. Com isso ele poderá selecionar o melhor doador de sangue para os pacientes enfermos.

A coleta em doadores pode ser feita a cada 2 meses. Mas, como fazer? Isso é simples: para coletar o sangue, o animal precisa ser contido, e utiliza-se seringas ou bolsas para coleta de sangue contendo anticoagulante. A quantidade máxima é de 19 ml/kg (cães) e 13 ml/kg (gatos), é o que explica o Prof. Mestre Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário pela Universidade de Minas Gerais e Mestre em residência clínica médica e cirúrgica de cães e gatos pela Universidade Federal de Viçosa, e o Prof. Rodrigo Horta, Médico Veterinário pela Universidade de Minas Gerais, doutor em Propostas Terapêuticas para o mastocitoma canino.

O Médico Veterinário deve estar atento para as características que os cães e gatos precisam ter para serem doadores. O Clínico deve fazer o teste de compatibilidade (prova de reação cruzada) para saber se ele vai ou não optar pela transfusão de sangue.

O teste é simples e rápido. O clínico pode fazer no consultório. A desvantagens é que esse teste não evita reação.

Cães doadores:

- Peso acima de 28 quilos, idade entre 1,5 ano e 7 anos.
- Hematócrito acima de 40%, sem histórico de doação.
- Serem machos ou fêmeas, desde que as fêmeas estejam fora do cio.
- Vacinação, vermifugação e controle de ectoparasitas em dia.
- Testes negativos contra várias doenças infecciosas
- DEA 1.1, 1.2, 7 negativos que eles não sejam desse tipos sanguíneos

Felinos doadores

- acima de 4,5 kg , não sendo obeso
- Idade entre 2 a 7 anos
- Sexo macho ou fêmea em anestro
- Hematócrito acima de 35%
- Vacinas em dia bem como a vermifugação
- Exames laboratoriais e físicos sem alteração
- Sem históricos de transfusões
- Sedação ou anestesia podem ser aplicadas para retirada do sangue

É importante que o Médico Veterinário conheça as características do sangue total de cada um de seus hemoprodutos.

Figura 1 – Coleta de sangue em cão

Indicadores para a transfusão:

- Hipoproteína
- Trombocitopenia
- Distúbios de coagulação
- Perdas agudas de sangue/hemorragias
- Hemólise
- Entropoiese ieficiente

O principal objetivo da transfusão sanguínea é fazer com que o número de hematócritos do paciente retorne à normalidade ou ao valor mínimo do intervalo de referência.

O Médico Veterinário deve sempre observar o quadro clínico do paciente, fazer exame físico cuidadoso, analisar histórico e resultados laboratoriais, para tomar decisões a favor ou contra a transfusão.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!