Efusão pericárdica em cães: como realizar o diagnóstico?

A efusão pericárdica em cães é uma patologia que consiste no acúmulo anormal de líquido no saco pericárdico com sinais clínicos muitas vezes são inespecíficos

Efusão pericárdica em cães: como realizar o diagnóstico?

Para que exista equilíbrio da quantidade de líquidos no organismo (meios intra e extacelular, intra e extravascular), algumas forças atuarão sobre eles para que se mantenham dentro dos vasos.

Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias, explica que “a manutenção do líquido dentro do vaso vai depender da pressão hidrostática (ao aumentar a pressão do sangue na parede do vaso, estimulará a saída de água para o exterior); da pressão oncótica (pressão osmótica gerada pelas proteínas no plasma sanguíneo, especialmente pela albumina e pelas globulinas) e da permeabilidade vascular (interfere na entrada e saída de água para dentro dos vasos)”.

O líquido que sobrou no meio extravascular será drenado pelos vasos linfáticos sendo enviado de volta para a corrente sanguínea. Quando existe o acúmulo de líquido no pericárdio, as cavidades naturais no organismo (pleural, pericárdica e peritoneal) podem sofrer efusão pericárdica.

Os sinais clínicos muitas vezes são inespecíficos e estão relacionados à redução do débito cardíaco e à ICC do lado direito.


Veja, a seguir, os exames que podem ser utilizados para o diagnóstico de efusão pericárdica.

• Aferição da pressão venosa central, a partir da veia jugular: entre 10 a 12 cm/H2O.
• Eletrocardiograma: hipovoltagem da onda R, elevação do segmento S-T, alternância elétrica, taquicardia sinusal, arritmias, sugestão de sobrecarga de câmaras cardíacas.
• Radiografia: coração globoso (pericárdio repleto de líquido), efusão pleural (ICC direita), dilatação da veia cava caudal, hepatomegalia, ascite.
• Ecocardiografia para avaliação do coração (e estruturas anexas), do pericárdio e da quantidade de efusões presentes; determinação da hora correta para se realizar a drenagem e avaliação do tamponamento cardíaco.


Exames laboratoriais auxiliares para o diagnóstico:

• Hemograma.
• Bioquímica clínica.
• Proteína total e albumina.
• Análise da efusão.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cardiologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.