Eritrócitos de aves: vamos conhecer suas características morfológicas?

A morfologia dos eritrócitos varia de acordo com a espécie animal. A realização do hemograma em qualquer espécie animal inclui o estudo e análise dos eritrócitos

Eritrócitos de aves: vamos conhecer suas características morfológicas?

A morfologia dos eritrócitos varia de acordo com a espécie animal. Dentre as características morfológicas dos eritrócitos das aves, podemos citar:

• As aves possuem eritrócitos nucleados.

• São células elípticas, com citoplasma. O núcleo é centralizado.

• O núcleo cora-se de roxo e o citoplasma de rosa-alaranjado, mantendo uma textura uniforme.

• A cromatina nuclear fica mais condensada com a idade do animal. Nas aves, a cromatina nuclear funciona como um diferenciador entre aves mais novas e aves velhas.

Nas aves também podem ocorrer alterações no tamanho e na cor dos eritrócitos”, explica Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutora em Patologia Clínica Animal.

As alterações dos eritrócitos em relação ao tamanho são:

Macrocitose: aumento do tamanho de eritrócitos que passam a ser denominados de macrócitos.

Microcitose: diminuição do tamanho de eritrócitos que passam a ser denominados de micrócitos.

Anisocitose: presença de eritrócitos de tamanhos variados, maiores, normais e menores.

As alterações dos eritrócitos das aves em relação à cor são denominadas:

Policromasia: presença de eritrócitos de várias cores.

Hipocromia: diminuição na coloração dos eritrócitos.

Os eritrócitos hipocrômicos possuem vacúolos citoplasmáticos e núcleos arredondados. Na hipocromia, a área central dos vacúolos encontra-se mais pálida e pode indicar deficiência de ferro no paciente.

É comum encontrarmos quadro clínico anêmico em aves, pois a maioria delas são criadas em cativeiro ou de forma irregular nos domicílios como animal de estimação. Muitas vezes, os proprietários não têm conhecimento sobre as características da espécie e não procuram o veterinário para orientações e exames. Tal fato causa, com frequência, a deficiência nutricional desses animais.

Reticulócitos: as aves possuem reticulócitos que são uma forma jovem de eritrócito. São menores e alongados em sua forma elíptica. Veja mais características dos reticulócitos:

• Possuem anel reticular agregado que circunda o núcleo da hemácia.

• Indicam anemia regenerativa quando presentes no hemograma, pois apontam resposta medular ao quadro clínico do animal.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Patologia Clínica Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.