Especialista em suínos? Conheça a preparação das leitoas pré-cobertura

As fêmeas selecionadas para cruzamento devem ser trabalhadas no sentido de indução da maturidade sexual em um processo denominado preparação e manejo pré-cobertura

Especialista em suínos? Conheça a preparação das leitoas pré-cobertura   Artigos VetProfissional

 

Leitoa, marrã ou marroa são porcas novas desmamadas. As fêmeas selecionadas para cruzamento devem ser trabalhadas no sentido de indução da maturidade sexual em um processo denominado preparação e manejo pré-cobertura.

a) Porcas selecionadas
As porcas selecionadas como matrizes devem ser levadas para a granja, a fim de iniciar a vida reprodutiva no rebanho. Ao chegar à granja as porcas são preparadas para o início do processo de reprodução.

b) Alojamento em baias
O alojamento é feito em baias confortáveis, individuais, limpas, desinfetadas e que passaram pelo período de vazio sanitário.

c) Dimensões ideais
Já o alojamento pode abrigar 10 a 15 fêmeas suínas e deve ter 2 m2 disponível por porca, para evitar brigas e facilitar o manejo diário. As baias devem ter comedouros e bebedouros em quantidade adequada. A água deve ser abundante e de boa qualidade.

d) Cuidados sanitários
Os cuidados sanitários devem ser realizados antes de inserir as porcas recém adquiridas no rebanho, pois essas devem se adequar ao estado sanitário da granja. Muitas matrizes, ao adentrar às granjas, trazem consigo uma série de doenças. A fase de adaptação também é importante para se evitar problemas reprodutivos. O veterinário deve realizar a vacinação contra doenças que podem afetar os animais quanto ao aspecto reprodutivo, entre elas: parvovirose, leptospirose, erisipela.

e) Quarentenário
A quarentena é uma instalação isolada construída para que os animais recém-chegados à granja passem por um período de observação, sejam tratados e vacinados. No quarentenário também são realizados exames de sangue e exames sorológicos para detecção de doenças. As porcas devem ser introduzidas ao rebanho da granja apenas após o quarentenário.

f) Barracão de reposição
Após sair do quarentenário as porcas marrãs seguem para o barracão de reposição onde ficam alojadas em grupos de, aproximadamente, 10 fêmeas no total. É no barracão de reposição que ocorre a preparação das jovens fêmeas para a reprodução. Nesse sentido, o primeiro passo é promover ou induzir as fêmeas à puberdade.

g) Macho para detecção de cio
A indução ao cio ou puberdade nas fêmeas suínas é feita através do seguinte manejo:
- Procedimento para indução da puberdade: duas vezes ao dia o rufião (macho preparado com idade superior a 11 meses e sexualmente maduro) deve ser levado e colocado na baia coletiva junto com as fêmeas pelo período de 10 a 15 minutos.
- A pessoa responsável pelo manejo deverá marcar as porcas que manifestaram sinal de estro. As porcas em cio devem ser agrupadas para receber manejo diferenciado.

h) Curva de crescimento de marrã
Antigamente, marcava-se o momento de realizar a inseminação artificial de acordo com a idade da marrã. Atualmente, devido à diversidade genética, as marrãs estão sujeitas a apresentar diferentes momentos de cio e de cobertura que variam com a idade. O ideal é fazer o acompanhamento da curva de crescimento das marrãs através do peso. O momento da cobertura ocorre quando as fêmeas estiverem com a idade em torno de 210 a 220 dias. Contudo, o peso das fêmeas deve variar entre 135 kg a 150 kg. Dessa forma, por ocasião do parto, as matrizes pesarão em torno de 180 kg.

i) Flush
O flush consiste no manejo diferenciado administrado entre 14 a 21 dias antes da primeira cobertura, quando o animal recebe uma ração de alto valor energético ou ração de lactação, colocada à inteira disposição da fêmea. O objetivo é estimular a liberação de insulina e ovulação. O resultado do flush é uma leitegada com maior número de leitões, mais pesados e de maior porte.

Aprenda mais sobre pré-cobertura em fêmeas no Curso Online Suínos - Produção e Principais Doenças, disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações