Esplenectomia em pequenos animais. Você sabe o que é isso?

A esplenectomia é o procedimento cirúrgico de remoção parcial ou completa do baço. A técnica de esplenectomia parcial exige cuidados no momento da sutura a fim de evitar a hemorragia do órgão

Esplenectomia em pequenos animais

A esplenectomia é o procedimento cirúrgico de remoção parcial ou completa do baço. "A técnica de esplenectomia parcial exige cuidados no momento da sutura a fim de evitar a hemorragia do órgão, pois o baço é caracterizado como parenquimatoso", explica Kelly Cristine de Souza Pontes, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais.

As principais indicações para a realização do procedimento de esplenectomia total são:


• Neoplasias: devido à possibilidade de metástases de células cancerígenas por todo o baço. Nesses casos, é indicada a esplenectomia total.
• Traumatismos: casos em que o animal foi atropelado, caiu de uma laje ou sofreu pancadas fortes. Esses são alguns exemplos de traumatismos que podem acarretar a ruptura do baço e causar hemorragia interna. Nesses casos, a esplenectomia é uma cirurgia de emergência para a remoção completa do baço.
• Obstrução isquêmica causada pela torção pedículo ou pelo vólvulo gástrico: quando ocorre o volvo – a torção gástrica – o baço gira causando obstrução.

Afinal, qual a função do baço?


• Manutenção eritrocitária: envolve as fases de maturação, fagocitose e o processamento da hemoglobina. A maturação das células sanguíneas – eritrócitos – ocorre no baço, apesar de serem produzidas pela medula. Durante o período de maturação, os eritrócitos perdem o núcleo que é liberado no baço onde ocorre a fagocitose tanto do núcleo como de células velhas de eritrócitos, ou seja, células que não possuem mais função. O processamento da hemoglobina em bilirrubina não conjugada também ocorre no baço. O ferro resultante desse processamento é devolvido à medula óssea.

Dentre as funções do baço, estão a manutenção eritrocitária por meio de maturação, fagocitose de eritrócitos e processamento da hemoglobina.
• Função de reservatório: o baço funciona como reservatório de eritrócitos e plaquetas. Em casos de estresse, hipoxemia ou hemorragia com perda sanguínea importante, ocorre a contração esplênica, ou seja, compressão do baço para a liberação de eritrócitos e plaquetas. Ao mencionar as funções do baço, devemos atentar para a possibilidade de o animal apresentar alterações no hemograma durante o período pós-operatório da esplenectomia. É comum encontrar aumento no número de plaquetas durante o pós-operatório de animais que sofreram esplenectomia. Uma vez que o local de reserva deixou de existir, ou seja, o baço foi removido por meio de procedimento cirúrgico, as plaquetas circulam no organismo do animal em maior quantidade. O baço funciona como reservatório de eritrócitos e plaquetas.

• Hematopoiese extramedular: o baço exerce também a função de produzir células sanguíneas somente nas fases natal e pré-natal do animal. Em animais adultos, a medula é responsável por produzir as células sanguíneas. Mas, nos casos de animais adultos que sofrem de hemólise, trombocitopenia imunomediada e possuem o baço, esse órgão será o responsável pela hematopoiese e não mais a medula. Nas fases pré-natal e natal, o baço exerce a função de hematopoiese nos animais de pequeno porte.

• Funções imunes: o baço é o principal local de depuração de microrganismos, fornecendo resposta imunológica aos antígenos circulantes. Se existem microrganismos circulando pelo corpo do animal, os mesmos, ao passar pelo baço, são depurados. O baço também produz linfócitos B e T, os quais são células importantíssimas na imunidade do paciente.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações