Exame radiográfico da quartela de equinos: quais são as principais alterações encontradas?

O exame de imagem do sistema locomotor fornece informações importantes a respeito de diagnóstico e prognóstico de grande número de enfermidades nessa área

Exame radiográfico da quartela de equinos: quais são as principais alterações encontradas?

Na rotina de atendimento médico veterinário, na área de grandes animais, é muito comum ocorrer queixas relacionadas ao sistema locomotor dos equinos. O exame de imagem do sistema locomotor fornece informações importantes a respeito de diagnóstico e prognóstico de grande número de enfermidades nessa área.

O exame radiográfico abrange, na região da quartela, a falange proximal, falange média e articulação interfalangeana proximal. “Para essa avaliação são necessárias pelo menos duas projeções (dorsopalmar ou dorsoplantar e lateromedial)”, explica Lorena Chaves Monteiro, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestra em Medicina Veterinária.


Projeções básicas para avaliação da região da quartela:

a) Projeção lateromedial

• Direcionamento do feixe de raio: focalizado na metade da distância entre o boleto e a coroa do casco, em cima da articulação interfalangeana proximal.


b) Projeção dorsopalmar ou dorsoplantar da quartela

• Direcionamento do feixe de raio: deve entrar na região sagital da quartela, na metade da distância entre o boleto e a coroa do casco, perpendicular ao chassi, atravessando toda a região da quartela.

As principais alterações que se observam decorrentes de enfermidades que afetam a articulação interfalangeana proximal e a primeira e segunda falange são abordadas a seguir.


1) Doença articular degenerativa (Ringbone)

• Novas formações ósseas que tendem a acontecer em toda a circunferência da segunda falange.
• Proliferação óssea, com formação de osteófitos periarticulares.
• Área de lise na primeira falange com fissura na superfície articular distal da primeira falange.
• Estreitamento do espaço articular, com superfície articular irregular (lesão de cartilagem e de osso subcondral).


2) Exostoses

• Formadas principalmente por trauma ósseo.
• Crescimentos ósseo-benignos na quartela, metacarpo e metatarso.
• Reações do periósteo ao trauma.
• Comprometem a inserção dos ligamentos colaterais articulares.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Grandes Animais do VET Profissional, com a Prof.ª M.ª Lorena Chaves Monteiro, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.