Exames clínicos e específicos em equinos com quadro de falta de apetite: o que o médico veterinário poderá fazer?

Após relato do proprietário, o animal passará por inspeção geral e por exames clínicos e específicos, que vão levar a um diagnóstico e tratamento adequado

 

Exames clinico e específico em equinos com quadro de falta de apetite: o que o médico veterinário poderá fazer?

Como exemplo, um animal cujo proprietário relatou que o mesmo não tem se alimentado, ocorrendo perca de peso, e, apresentando fezes amolecidas.

 

O Médico Veterinário deverá realizar uma inspeção geral com observações, a olho nu, para não ter que tocar o animal.  À medida que vai se observando o animal, ele perceberá o que tem no animal, de forma externa, para ter uma ideia geral do que pode estar ocorrendo com o mesmo.

 

Após a inspeção, o Médico Veterinário fará exames de auscultação, como avaliação do sistema cardiorespiratório e sistema gastrointestinal. A palpação em partes importantes.

 

Os exames específicos a serem feitos pelo Médico Veterinário, diante do quadro do animal, seriam a avaliação na cavidade oral e a palpação transretal, já que o proprietário queixou-se de que o animal não queria se alimentar direito e tem fezes amolecidas, é o que explica do Prof.  Guilherme Costa Fausto, Médico Veterinário,  Especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais, pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria.

 

Após os exames clínico geral, o Médico Veterinário deverá fazer a aferição da temperatura utilizando um termômetro específico.

Exames específicos

Após os exames clínicos, faz-se, em seguida, os exames específicos para analisar e chegar num diagnóstico.

Foram feitos os seguintes exames específicos:

1 –Cavidade oral (animal passou por tratamento meses antes, pode estar atrapalhando–o se alimentar)

 

Figura 1 – Inspeção da cavidade oral

Figura 1 – Inspeção da cavidade oral

 

2 – Palpação transretal, devido a consistência das fezes (amolecidas)

O Médico Veterinário deve vestir uma luva própria para  o exame transretal e fazer coleta de fezes para exame parasitológico. Após esvaziar a cavidade do reto do animal, o Médico Veerinário usará um lubrificante para realizar o exame.  Faz-se avaliação macroscopicamente para verificar se tem presença de algum parasita e, posteriormente a palpação para observar possíveis alterações no trato intestinal.

 

Posteriormente a coleta de fezes, pode-se fazer exames de laboratório, bem como coletar sangue para exame, para verificar e saber o que está acontecendo com o animal. O Médico Veterinário dará o diagnóstico posteriormente e o devido tratamento.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Clínicos – Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. Dr. Guilherme Costa Fausto, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais e com a prof.ª M.ª Lorena Chaves Monteiro, Mestra em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.