Farmacologia Veterinária: drogas anti-inflamatórias esteroidais

Você conhece bem o conceito dos anti-inflamatórios esteroidais e suas propriedades?

Farmacologia Veterinária: drogas anti-inflamatórias esteroidais

Atualmente os esteroides sintéticos estão ganhando espaço tanto na medicina humana quanto na veterinária devido sua potência aniti-inflamatória. Os chamados corticosteroides, ou seja, os anti-inflamatórios esteroidais (AIES) são análogos sintéticos dos glicocorticoides e dos mineralocorticoides naturais.

As glândulas adrenais estão localizadas sobre os rins, tendo como função a produção de glicocorticoides (zona fasciculada) e mineralocorticoides (zona glomerulosa). O cortisol é produzido pela glândula adrenal através do estímulo da hipófise, pelo hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), é o que explica a Profa. Dra. Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa.

Funções dos glicocorticoides

Os glicocorticoides atuam em duas formas simultâneas:
- Ligados ao receptor de membrana: diminuição da expressão intracelular da fosfolipase ocorrendo a sua síntese.
- Ligados aos receptores citoplasmáticos: geração de efeitos negativos e positivos.

O efeito do glicorticoide não é apenas anti-inflamatório, mas, também metabólico.

Farmacocinética

O que é farmacocinética? Caminho percorrido pela droga no organismo a partir de sua administração.
Os anti-inflamatórios esteroidais são bem absorvidos em qualquer sítio de administração (enteral, parenteral e tópica). A maioria é insolúvel em água.

Apresentação comercial tanto para uso humano quanto para uso veterinário

- Veterinário: em forma de suspensão e solução para uso otológico, spray para uso tópico na pele, pomadas e cremes.
- Uso humano: em forma injetável, comprimido, cremes e pomada.

Figura 1 – Apresentações comerciais de anti-inflamatórios esteroidais: A – Veterinário e B – Humano

Biotransformação, excreção e efeitos das drogas anti-inflamatórias esteroidais

A biotransformação das drogas anti-inflamatórias esteroidais acontece no fígado, com processos de oxidação, redução, hidroxilação e conjugação. Eles são excretados pela via renal ou vida bile.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Farmacologia Veterinária Aplicada do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!