Fisiologia muscular: recorde os componentes celulares, as divisões e funções dos músculos

Os músculos são tecidos formados por células ou fibras musculares que desempenha funções de extensão, contração e tração de diversas estruturas do organismo

Fisiologia muscular: recorde os componentes celulares, as divisões e funções dos músculos

O músculo é um tecido contrátil que desempenha funções de extensão, contração e tração de diversas estruturas do organismo. Os músculos também permitem o movimento de substâncias e líquidos, tais como: alimento, sangue e linfa.

Waleska de Melo Ferreira Dantas, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária, explica que as principais propriedades dos músculos são:

• Contratilidade.
• Excitabilidade.
• Extensibilidade.
• Elasticidade.

A célula muscular é formada pelas seguintes estruturas:
• Sarcolema: membrana que reveste a parte externa da célula muscular.
• Túbulos transversos: servem para nutrir célula com íons, glicose e outras substâncias necessárias ao funcionamento da célula.
• Miofibrilas: agrupamento de feixes de actina e feixes de miosina revestidos por um tecido conjuntivo que formam a fibra muscular.
• Retículo sarcoplasmático: rede que envolve as miofibrilas na célula muscular. Apresenta quantidade significativa de íons de cálcio, responsáveis pela contração da musculatura. Funciona como um reservatório de energia para a contração muscular.
• Sarcoplasma: citoplasma que contém as diversas organelas que compõem a célula muscular.
• Aberturas no túbulo T: promovem a abertura para a entrada de íons de cálcio na célula muscular.


Classificação do tecido muscular

Musculatura esquelética - As fibras da musculatura esquelética são simples, alongadas e dispostas lado a lado. Compõem a musculatura responsável pelo movimento voluntário dos animais.

Musculatura cardíaca - As fibras da musculatura cardíaca são ramificadas e possuem o formato de Y. Essa característica possibilita a junção entre as fibras para melhor propagação do impulso elétrico e contração rítmica do coração.

Musculatura lisa - A musculatura lisa é formada por fibras finas ou delgadas com extremidades achatadas (em um ou ambos os lados). Isso se deve ao tipo de contração que realizam. Revestem todos os órgãos que realizam contração involuntária no organismo, bem como o sistema circulatório.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Fisiologia Veterinária Funcional do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.