Fratura do corpo da mandíbula de um cachorro. E agora?

O tratamento de redução das fraturas mandibulares, principalmente do corpo mandibular, é fácil de realizar por se tratar de uma lesão em estrutura superficial

Fratura do corpo da mandíbula de um cachorro. E agora?

As fraturas mandibulares são muito comuns de ocorrerem em cães e gatos. O médico veterinário deve ter em mente que, na fratura mandibular, os animais devem ser tratados de forma independente, estudando-se caso a caso e recorrendo a manejos adequados para cada situação.

Mas como ocorrem essas lesões?

De acordo com Fernando Tadeu Tavares Fernandez, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Cirurgia, as lesões em mandíbulas de cães estão associadas a:

Traumas (maior parte): como atropelamento, queda, agressões, brigas com outros animais etc.

Questões patológicas: doenças como as periodontais em grande evolução, com perda óssea e gengival intensa e exposição de furca.

Problemas renais intensos.

Falhas de condutas médicas, como o uso excessivo da força em reduções de fraturas, extrações ou limpezas dentárias, levando a lesões mandibulares.


Para o processo de tratamento de lesões mandibulares, o cuidado deve estar nas inervações e vascularizações, tanto da mandíbula caudal, quanto do forame mentoniano.

No tratamento de fraturas em mandíbulas, deve-se realizar a osteossíntese, de forma anatômica, mantendo a integridade estrutural da mandíbula do animal.

A utilização de placas e pinos intramedulares requerem cuidados em sua colocação, uma vez que podem ocorrer lesões, acometimento das raízes, do fluxo sanguíneo e nervos do local.

A placa proporciona uma grande resistência às forças que atuam na fratura, criando uma boa estabilidade estrutural. Porém, dependendo da fratura, precisam ser utilizados alguns reforços, como a cerclagem interdental e a resina.

As resinas e a cerclagem são melhores na região rostral dos dentes, proporcionando um aporte ideal de colocação e aderência.

Os pinos intramedulares proporcionam fixação externa da mandíbula, porém necessita de mais cuidados no pós-cirúrgico, pois eles ficam em contato direto com a parte exterior, podendo estar sujeito a impactos, levando a lesões e inflamações.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Odontologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Fernando Tadeu Tavares Fernandez, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.