Galinhas híbridas para produção de carne e ovos

Médico Veterinário e estudante de Medicina Veterinária, vocês sabiam que o Brasil é um dos maiores compradores de material genético de aves norte-americanas?

 

Galinhas híbridas para produção de carne e ovos

As granjas matrizes que empregam alta tecnologia se encarregam de fazer os cruzamentos orientados pelos produtores do material genético adquirido.

Nos pacotes de material genético estão as informações dos cruzamentos realizados até a formação do híbrido comercial. Posteriormente esse material híbrido é distribuído para as granjas multiplicadoras, nas quais serão gerados o frango de corte ou os pintinhos destinados às granjas de poedeiras.


Nenhuma das “raças de híbridos” são raças puras, mas fruto de cruzamentos e melhoramentos genéticos. Assim, a cada ano, as empresas lançam uma nova linhagem de híbridos classificada por um número diferente da versão anterior, tanto para aves de postura quanto para o frango de corte, é o que explica o Prof. Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa.

Os caipiras híbridos incorporam o peso da raça Plymouth Rock e a capacidade de produção e ovos da Rhode Island. Pode-se dizer que a busca pelo desenvolvimento do frango melhorados geneticamente atende a mercados específicos e nichos de consumo.

Características e vantagens de algumas aves da raça:

 

1 - Cornish

Ave inglesa, de médio porte e grande. Possui peito acentuado e coxas bem definidas, consideradas ideias para corte. Postura de ovos médios e de casca vermelha, porém a postura de poucos ovos e baixa eclobilidade.
Um diferencial dessa raça é apresentar a pele amarela, apesar de ter a plumagem branca. Os consumidores apreciam mais a carne com pele amarela.

A Cornish é a ave predileta para produção de linhagem de francos de corte.

 

Figura 1 – Galos Cornisch chegam a pesar até 4 kg quando adultos

Figura 1 – Galos Cornisch chegam a pesar até 4 kg quando adultos


2 – New Hampshire

Raça desenvolvida na região localizada na Nova Inglaterra. Essa raça em origem genética da espécie Rhode Island
Os galos pesam em torno de 3,400 kg e a fêmea adulta chega a pesar 3,150 kg.
São muito adotadas em sistema de produção caipira melhorado.
Fornecem carne e ovos excelente qualidade.
Os ovos são de porte médio a grande e de coloração vermelha
Postura de até 220 ovos por ano.

 

Figura 2 – Lote de reprodução de New Hampshire

Figura 2 – Lote de reprodução de New Hampshire

 

3 – Gigante Negra

Originárias da região de Nova Jersey (EUA), em 1800 os consumidores apresentaram grande demanda por carne de frango. Os produtores selecionavam aves de grande porte, com plumagem negra, para criação e comercialização para atender o mercado americano.  O macho pode chegar até 6 kg.


Outras são potencialmente comercializadas por terem características de fornecimento de carne e ovos, como: Índio Gigante, Rhode Island Red, bem popular no Brasil, a Plymouth Rock Barrada e Leghorne.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Aves Domésticas – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.