Helmintoses em ovinos: como iniciar o tratamento?

As doenças parasitárias apresentam grande relevância na ovinocultura, pois causam consideráveis perdas produtivas em criatórios localizados nos diversos estados do Brasil

Helmintoses em ovinos: como iniciar o tratamento?

As parasitoses são grande ameaça aos ovinos de qualquer faixa etária, embora os animais jovens sejam os mais suscetíveis. Podem acarretar atraso no desenvolvimento corporal, menor desempenho produtivo e reprodutivo e até levar à morte.

O tratamento de casos de helmintose deve ser realizado somente após a coleta de fezes de animais suspeitos e exame parasitológico do material coletado”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

É bom dizer que a coleta de fezes do rebanho para exame parasitológico periódico é uma medida que auxilia no controle e acompanhamento da presença de vermes nos ovinos.

A coleta de amostras de fezes para exame parasitológico deve ser feita diretamente da ampola retal para facilitar a identificação de parasitas e não haver contaminação da amostra pelo meio ambiente.


O tratamento das helmintoses é feito administrando vermífugos ao rebanho. Esse procedimento deve ser iniciado quando:

• O animal apresenta sinais clínicos de verminose.
• O animal apresenta sinais clínicos de anemia severa com suspeita de verminose.

- Após o diagnóstico do exame parasitológico de fezes com resultado acima de 500 ovos por grama de fezes (OPG).


É importante fazer a avaliação individual do animal. A escolha do vermífugo deverá ser feita levando-se em consideração os seguintes aspectos:

• Diagnóstico de OPG.
• Dose correta a ser administrada do vermífugo.
• Peso do animal: quando não há balança disponível na propriedade é possível estimar o peso e calcular a dose aproximada do vermífugo que deve ser sempre para mais e nunca para menos.
• Categoria do animal.
• Qual vermífugo foi administrado anteriormente.
• Período de vermifugação: não há periodicidade determinada para fazer a vermifugação do rebanho. É necessário observar os sinais clínicos e o resultado de exames parasitológicos.

É necessário fazer a contagem de ovos por grama de fezes (OPG) antes e 24 horas após a administração do vermífugo, com o objetivo de acompanhar o resultado do tratamento. Dessa forma, sabemos se o vermífugo escolhido está realmente produzindo efeito no rebanho.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.