Herniorrafia em Potro: diagnóstico, pré-operatório e incisão

Herniorrafia é um procedimento cirúrgico para colocação da hérnia na posição correta no animal

Herniorrafia em potro: diagnóstico, pré-operatório e incisão

As etapas do procedimento são:


- Diagnostico da doença
- Preparo pré-operatório
- Aplicação do pré- anestésico conforme seu peso
- aplicação da anestesia geral
- Incisão
- Eversão do saco herniário
- Sutura e retirada de excesso de pele
- Sutura da pele
- Pós-operatório: uso de antibióticos

Com o diagnóstico de herniorrafia, o animal, no caso em questão, é um potro, é devidamente preparado para a cirurgia.


A hérnia umbilical é uma patologia que ocorre devido à ausência de fechamento adequado da musculatura abdominal ventral do animal que propicia o desenvolvimento de um ponto anatomicamente frágil no corpo do animal jovem, que permite a passagem do conteúdo oriundo da cavidade abdominal para o espaço subcutâneo, é o que explica o Prof. Guilherme Costa Fausto, Médico Veterinário,Eespecialista em Clínica e Cirurgia de Grande Porte, Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais pela Universidade Federal de Viçosa.

Após jejum completo, de 24 horas, o animal, recebe o pré-anestésico e anestésico, e ele é contido em decúbito dorsal na mesa de cirurgia para o procedimento.

 

Figura 1 - Posicionamento do paciente equino para herniorrafia

Figura 1 – Posicionamento do paciente equino para herniorrafia


Após aplicação do anestésico local, ao redor da hérnia, nota-se um aumento de volume dando um aspecto de flor. Faz-se uma rigorosa antissepsia da região cirúrgica. Em seguida faz-se a incisão em paralelo ao anel herniário, com uso de bisturi.


A dissecação do tecido subcutâneo é feita com uso de uma tesoura romba/romba e pinça dente de rato.
A dissecação na região da hérnia deve ser feita com muito cuidado para evitar o rompimento do saco herniário e a exposição da cavidade abdominal à contaminação e ocorrência de peritonite. Dependendo do grau da contaminação, o paciente pode ir a óbito.


Durante a dissecação, o local deve ser bem limpo com compressas de gaze estéril e deve se fazer bastante palpação para identificar o anel e sua localização.


Após liberação do saco herniário deve-se fazer a eversão do mesmo, exercendo pressão sobre o tecido para que o tecido permaneça dentro do anel.

 

Figura 2 - Eversão do saco herniário para dentro do anel e da cavidade abdominal do potro

Figura 2 – Eversão do saco herniário para dentro do anel e da cavidade abdominal do potro.

Durante a sutura é necessário o Médico Veterinário usar toalha de gaze para fazer compressão sob o saco invertido.
A sutura é feia com uso de fio nylon, porta agulhas e tesoura. Faz-se a sutura do anel herniário para protege-lo. E, posteriormente, faz-se a sutura da pele.


Para fazer a sutura da pele, primeiro o Médico Veterinário retira o excesso de pele e faz a sutura de forma a permitir um melhor acabamento evitando que a mesma fique frágil ou frouxa.

 

Figura 3 - Finalização da sutura da pele na cirurgia de herniorrafia em potro

Figura 3 – Finalização da sutura da pela na cirurgia de herniorrafia em potro

 

É muito importante o Médico Veterinário proceder com uso de antibióticos e anti-inflamatório para evitar infecções. Também deve-se fazer a limpeza da ferida pelo menos por 10 dias após a cirurgia e assim poder fazer a retirada dos pontos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M.e Samuel Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com o Prof. Dr. Guilherme Costa Fausto, Mestre e Doutor em Medicina Veterinária na área de Biotecnologia, Diagnóstico e Controle de Doenças dos Animais. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.