Hipertireoidismo em felino: o que é importante saber sobre essa patologia?

O hipotireoidismo felino é uma patologia comum nas clínicas veterinárias, acometendo, geralmente, gatos idosos

Hipertireoidismo em felino: o que é importante saber sobre essa patologia?

Sendo uma disfunção da tireoide, o hipertireoidismo se dá quando a glândula deixa de produzir a quantidade certa dos hormônios, causando vários efeitos no organismo do animal.

O hipertireoidismo felino é uma patologia frequente na clínica veterinária e o médico deve conhecer quais são as formas de tratamento diante da necessidade dos pacientes”, explica Gustavo Cobucci, médico veterinário e professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

O hipertireoidismo felino é uma síndrome clínica decorrente do excesso de produção e secreção de hormônios tireoidianos T3 e T4. Os pacientes desenvolvem adenoma ou hiperplasia adenomatosa da tireoide fazendo com que a glândula produza hormônios em excesso.

Esses adenomas ou hiperplasias, na maioria dos casos benignos, podem ser bilaterais, em 70% dos casos, ou unilaterais com atrofia da glândula contralateral, em 20% dos casos. Há pacientes que desenvolvem adenocarcinoma funcional, forma maligna de tumor que é rara, atingindo apenas 5% dos casos.

A patogenia da hiperplasia ainda não está clara. Fatores imunológicos, infecciosos, nutricionais, ambientais ou genéticos já foram postulados como causas do hipertireoidismo.

A associação entre o hipertireoidismo e o consumo de alimentos enlatados (com tampa abre-fácil) que apresentam o Bisfenol A ou BPA é considerada um dos fatores de risco para a doença, por isso deve-se orientar bem os tutores aos cuidados com esses alimentos.

O hipertireoidismo felino é uma doença que acomete gatos idosos com mais de oito anos de idade, com maior frequência em animais entre 12 e 13 anos. Por ser uma doença de animais idosos, o hipertireoidismo pode trazer consigo outras comorbidades patogênicas.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!