Indicadores de saúde dos rebanhos. Afinal, do que se trata?

Os indicadores (que são muitos) mostram a situação de saúde de um grupo populacional em determinado local e período

Indicadores de saúde dos rebanhos. Afinal, do que se trata?

 

Você, estudante de medicina veterinária ou profissional da área, com certeza já deve ter ouvido falar nos indicadores de saúde dos rebanhos, certo? Mas, afinal, você sabe quais são eles? Sabe explicar sua importância? Se ainda não teve a oportunidade de estudar sobre esse assunto, chegou a hora. Então, vamos às respostas para as perguntas acima.

"Os indicadores (que são muitos) mostram a situação de saúde de um grupo populacional em determinado local e período a partir de observações, de dados quantitativos ou literatura", explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

Desde tempos antigos, os indicadores de saúde já eram pensados e, ao longo da história, esse conceito foi evoluindo. Entretanto, da forma atual, com os critérios válidos internacionalmente, os indicadores de saúde surgiram juntamento com a ONU, nos anos 50.

A diferença entre indicador e índice é bem simples: enquanto o indicador é um ponto específico que revela a situação de saúde de uma população, por exemplo, a mortalidade, o índice são vários indicadores em uma avaliação, sendo multidimensional, como I.D.H. e I.M.C.

Um dos primeiros pontos para se compreender bem os indicadores e determinar situações verdadeiramente críticas é a questão da frequência relativa x frequência absoluta. O número de ocorrências terá menor ou maior importância dependendo do número da população afetada. Por exemplo: 100 casos de uma doença em um rebanho de 50 mil cabeças é menos crítico do que 100 casos dessa doença em um rebanho de 5 mil.

As principais modalidades de indicadores de saúde, que também podem ser usados na medicina veterinária, são:


Indicadores de Saúde

• Mortalidade/sobrevivência.

 

• Morbidade/gravidade/incapacidade.

 

• Nutrição/ crescimento e desenvolvimento.

 

• Serviços de saúde.

• Aspectos demográficos.

• Condições socioeconômicas.

• Saúde ambiental.

 

Indicadores nutricionais

• I.M.C., calorias/hab./ano

Indicadores demográficos

• Composição etária.

• Expectativa de vida.

• Fecundidade.

 

Entre os indicadores de saúde, a mortalidade é o mais antigo, de fácil mensuração e objetivo. Alguns subtipos são mortalidade infantil, mortalidade global, mortalidade proporcional etc. Entretanto, o uso da mortalidade para determinar o nível de saúde de uma população tem como limitações o fato de não mostrar a história natural da doença e de, no curto prazo, não se perceber os resultados na queda da taxa de mortalidade quando se adota medidas sanitárias.


A morbidade é outro indicador muito utilizado na epidemiologia, pois são estatísticas que expressam as doenças na população para se avaliar o risco de adoecer. É mais efetivo que a mortalidade para verificar mudanças no curto prazo.

 
Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.