Jardim filtrante: para que serve e como construir?

O jardim filtrante tem como finalidade dar destino as águas cinzas, isto é, águas que saem do chuveiro, do tanque e da máquina de lavar

Jardim filtrante: para que serve e como construir?   Artigos VetProfissional

O jardim filtrante tem como finalidade dar destino as águas cinzas, isto é, águas que saem do chuveiro, do tanque e da máquina de lavar. Para construir esse jardim, é preciso colocar uma caixa para reter resíduos sólidos e uma caixa para reter gordura. “A primeira é ligada à entrada de água de toda casa, por uma tubulação, exceto do vaso sanitário. Também através de tubulação, o jardim é ligado à segunda caixa”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e  professor do VET Profissional, que é Doutor em Zootecnia e Mestre em Agroquímica.

A construção do jardim consiste em colocar na superfície de onde será construído o jardim uma lona própria impermeabilizante ou outro material também impermeabilizante; uma camada de pedra brita e de areia lavada, que agem como filtros físicos; uma tela de nylon e uma tela de proteção contra mosquitos; além de plantas próprias que trabalhem o material.


Jardim flutuante    Artigos VetProfissional

Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações