Laminite em equinos: quais são as fases de instalação dessa patologia?

A laminite é uma afecção metabólica que afeta vários sistemas, especialmente o cardiocirculatório, mas que também pode ser desencadeada pelo peso do animal e forças biomecânicas de locomoção

Laminite em equinos: quais são as fases de instalação dessa patologia?

A laminite também é conhecida como pododermatite asséptica difusa e consiste na inflamação das lâminas sensíveis no interior do casco, ocasionando também falha na ligação da parede do casco e terceira falange. É uma afecção metabólica e, por isso, afeta vários sistemas, especialmente o cardiocirculatório, mas que também pode ser desencadeada pelo peso do animal e forças biomecânicas de locomoção.

Embora possa ocorrer nos membros pélvicos, a laminite acomete na maioria das vezes os membros torácicos”, explica Maria Gazzinelli Neves, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal.


Apresenta várias fases de instalação:

Fase de Desenvolvimento (primeiras 16 a 24 horas) – sinais clínicos podem surgir 16 a 24 horas após a causa primária. Sempre que possível, uma vez que essa fase pode ser assintomática, deve-se tentar identificá-la o mais rápido possível para aplicar medidas de profilaxia e intervenção precoce, buscando evitar o avanço do quadro.
Fase aguda (até 72 horas) – está relacionada a uma reagudização de processos crônicos, e é possível observar claudicação, pulso digital, calor de casco. O ideal é que o animal não apresente o afundamento da falange distal durante essa fase. Caso contrário, o prognóstico será de reservado a favorável em graus menos agressivos e, em casos de perfuração solear, o prognóstico é desfavorável.
Fase subaguda (de 72 horas a 8 semanas) – nesse momento, o mais importante é evitar a rotação ou contê-la, tentando recuperar o tecido afetado.
Fase crônica – É de recuperação difícil quando ocorre precocemente. Estabelece-se quando há o processo de rotação ou afundamento distal da falange ou, mesmo sem a rotação, após 72 horas de sinais clínicos persistentes.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Equinos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Maria Gazzinelli, Mestre e Doutora em Zootecnia, Reprodução Animal, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em equinos. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.