Linfadenite caseosa em ovinos: você conhece essa enfermidade?

A linfadenite caseosa é uma doença de origem bacteriana que acomete caprinos e ovinos causando altos prejuízos econômicos

Linfadenite caseosa em ovinos: você conhece essa enfermidade?

As doenças bacterianas são uma grande preocupação na criação animal, uma vez que as bactérias são microrganismos geralmente persistentes, exigindo tratamento medicamentoso intenso.

“A Linfadenite caseosa ou “mal do caroço”, é uma doença contagiosa, crônica que acomete caprinos e ovinos, causada pelo Corynebaterium pseudotuberculosis”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Essa enfermidade se caracteriza por formar abcessos externos e internos nos linfonodos superficiais e internos e também em órgãos, sendo mais comum em ovinos a forma a visceral ou interna. Em humanos causa furúnculos e pequenos abscessos.

A Linfadenite caseosa possui alta morbidade e pode contaminar grande parte do rebanho, acometendo todas as raças e sexos e estações do ano, sendo os animais adultos os mais comumente acometidos.

Essa zoonose é endêmica no Brasil, possuindo uma prevalência clínica média de 30% dos animais, tendo sua distribuição mundial, sobretudo em regiões tropicais e subtropicais.

Um dos prejuízos causado pela linfadenite caseosa é a condenação parcial ou total da carcaça no momento do abate.


Quais os sinais clínicos apresentados pela linfadenite caseosa?

• Síndrome da ovelha magra: emagrecimento progressivo;
• Metabolismo alterado;
• Os linfonodos mais acometidos são os linfonodos da cadeia mesentérica, localizados no pulmão, fígado e intestinos.


E qual tratamento indicado?

A enfermidade não tem cura. O tratamento ocorre quando o abscesso atinge regiões superficiais com a drenagem do abscesso.


Para a profilaxia da linfadenite caseosa, são indicados:

• Vacinação: Glanvac 6 ou LinfoVac;
• A vacina deve ser aplicada em animais jovens, saudáveis e que não apresentem abscessos;
• Desinfetar as instalações com vassoura de fogo.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.