Manejo de cordeiros: quais as principais características da fase de recria?

O objetivo da recria é melhorar a condição corporal dos animais para o acabamento ou para a reprodução, de acordo com a finalidade da criação

Manejo de cordeiros: quais as principais características da fase de recria?

A recria de cordeiros é a primeira fase do sistema de produção, iniciada após o desmame das crias, quando os animais iniciam o consumo de alimentos sólidos.

Para os animais entrarem nessa fase, é importante que tenham atingido, no mínimo, 15 kg”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia. As taxas médias de crescimento do nascimento ao desmame são de 270 g/dia para parto simples e 220 g/dia para parto duplo. Essas taxas variam de acordo com o padrão racial.

Fatores que influenciam nas taxas de crescimento dos cordeiros:

• Melhoria, por parte da ovelha, da produção de leite, desde o nascimento até o desmame.
• Qualidade da pastagem no final da lactação.
• Quantidade de pastagens.

A implementação desses fatores tem como objetivo fazer com que o animal ganhe 400 g/dia. Na realidade, as taxas máximas de crescimento para cordeiros desmamados são de mais ou menos 340 g/dia, fornecendo forragens de alta qualidade. A maioria desses animais mostra um ganho de peso vivo muito mais lento.

A idade e, principalmente, o peso dos animais são importantes fatores a serem considerados durante a fase de recria. A primeira cobertura das fêmeas ocorre com, no mínimo, 60% do peso corporal médio à idade adulta. A taxa de ovulação guarda relação estreita com a condição corporal das fêmeas à puberdade.

A separação por sexo dependerá dos objetivos da exploração. Em relação à recria de animais para reprodução, a separação por sexo torna-se indispensável para ovinocultores que fazem essa seleção.

O manejo sanitário deve ser feito principalmente para os animais jovens, pois estão mais susceptíveis às enfermidades. Deve ser mantida então a vacinação em dia, realização de monitoramento dos animais e observação da taxa de crescimento.

Observando e selecionando os melhores animais que ficarão no rebanho, caso algum apresente problema físico, deve ser feito o seu descarte e envio para terminação e abate.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.