Manter e aumentar a produção de suínos no país envolve leis e projetos

A redução no custo de produção e a criação de políticas públicas favoráveis à produção são as duas estratégias utilizadas para aumentar a produção de suínos no país

Manter e aumentar a produção de suínos no país envolve leis e projetos

 

Duas principais estratégias estão sendo aplicadas por médicos veterinários nas granjas de seus clientes tendo em vista a necessidade de se manter e aumentar a produção de suínos no país: a redução no custo de produção e a criação de políticas públicas favoráveis à produção, explica Mariana Costa Fausto, Médica Veterinária e professora do VET Profissional.

A redução no custo de produção envolve:


1- Leis trabalhistas.
2- Exigências ambientais.
3- Operações logísticas (alternativas ao transporte rodoviário).
4- Armazenagem da safra (em sua maioria ainda é feita em armazéns privados).
5- Questões tributárias.
6- Corrupção do governo.

As políticas públicas envolvem:


1- Garantia de abastecimento interno de milho: muitas vezes as políticas de exportação do grão recebem maior apoio que políticas que privilegiam o mercado interno e produtores que necessitam do grão para alimentar a produção.

2- Inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos – PGPM

3- Aprovação da Lei de Integração: LEI Nº 13.288 sancionada em 16 de maio de 2016, importante para orientar contratos entre a agroindústria e o integrado.

4- Investimentos em bem-estar animal: o mercado externo está cada vez mais exigente em relação aos quesitos de bem-estar animal e da carne que irá consumir, sobretudo em relação ao tipo de drogas administradas para tratamento dos animais.

5- Aperfeiçoamento do ABC para produção de energia por meio do Tratamento de Dejetos Animais: são necessários projetos que contemplem a produção sustentável por meio de linhas de crédito e que permitam ao produtor incorporar a tecnologia de tratamento de dejetos de animais nas propriedades.

6- Investimento no Programa Nacional de Sanidade Suídea – PNSS: a fim de controlar as principais doenças, entre elas: febre aftosa e peste suína clássica.

7- Desenvolvimento de novos mercados internacionais por meio de melhoramento do programa sanitário brasileiro.

8- Aumentar o consumo interno e adoção de estratégias de marketing: o PNDS Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, lançado em 2013, visa alavancar o consumo interno de carne de suínos por meio de palestras e divulgação de cortes, produtos, sabores e novidades em relação às possibilidades de consumo de suínos pela população brasileira.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Suínos – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof. Dr. Mariana Costa Fausto, Doutora em Medicina Veterinária Preventiva – Saúde Animal e Programas Sanitários pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Medicina Veterinária também pela UFV. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.