Medicação oral para equinos: como administrar esses fármacos?

As medicações de uso oral são uma das alternativas de oferecer os fármacos aos equinos, podendo ser realizada diretamente na boca do animal, misturada ao alimento no cocho ou via sonda nasogástrica

Medicação oral para equinos: como administrar esses fármacos?

A administração oral de medicamentos pode ser feita diretamente:
• Na boca
• No cocho
• Via sonda nasogástrica.

Ao administrarmos medicação no cocho, devemos observar a questão da palatabilidade, pois alguns animais aceitam bem determinadas medicações, enquanto outros nem tanto. No cocho, é preciso atentar também para a quantidade de medicamento administrada e verificar se o animal consumiu todo o conteúdo aplicado. “Por isso, os melhores modos de administração são diretamente na boca ou através de sonda nasogástrica, devido à facilidade em verificar a dose exata ingerida pelo animal”, explica Ludmila Souza, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária.

Ao fazer a administração de fármacos, é necessário observar sempre a orientação do fabricante quanto à dosagem da medicação via oral e se o consumo do fármaco junto a outras substâncias, seja no cocho ou utilizando-se o mel, por exemplo, não causa prejuízos em relação à absorção.

Os instrumentos para administração de medicação por via oral podem ser seringas de 5 a 60 ml ou medicação já preparada por fabricantes e prontas em bisnagas com indicações do peso do animal.

Ao fazer a administração por via oral, o Médico Veterinário deve introduzir a mão no espaço interalveolar (ou barra), espaço entre dentes incisivos e molares na cavidade oral, para facilitar a abertura da boca. Nessa hora, o animal apresenta o reflexo de mascar e deve-se, portanto, introduzir a seringa substituindo o dedo para administrar a medicação via oral.

Após introduzir a medicação, é preciso levantar a cabeça do animal para que evite deixar cair o conteúdo no chão.

Para equinos, também há a opção de administração de fármacos via sonda nasogástrica que consiste em um tubo introduzido através da narina indo direto até o estômago. Alguns profissionais veterinários não gostam de utilizar a sonda nasogástrica para aplicar medicamentos devido à lenta absorção da medicação quando aplicada por essa via.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Semiologia Veterinária do VET Profissional, com os professores: Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª M.ª Ludmila Souza, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa; Prof.ª Dr.ª Raffaella Bertoni, Pós-doutora na área de Biologia Molecular Equina pela University of Minnesota, Mestre em Clínica Veterinária pela University of Minnesota e PhD em Clínica Veterinária pela University of Minnesota; Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.