Medicina veterinária? Apresento-lhe a Orquiectomia, vulgo castração!

A orquiectomia, popularmente conhecida como castração, consiste no procedimento cirúrgico de remoção da gônada do animal e de alguns de seus anexos

Medicina veterinária? Apresento-lhe a Orquiectomia, vulgo castração!   Artigos Vet Profissional
 

A orquiectomia, popularmente conhecida como castração, consiste no procedimento cirúrgico de remoção da gônada do animal e de alguns de seus anexos. Trata-se de uma cirurgia realizada com grande frequência, principalmente na espécie equina, e é uma das causas mais comuns de processos legais contra veterinários nos Estados Unidos, devido a erros de conduta e falhas na aplicação da técnica.

Por esse motivo, é importante que o veterinário conheça a anatomia e a fisiologia da espécie animal com a qual está trabalhando, antes de neles iniciar. É de muita importância salientar, também, que o profissional estude previamente todas as etapas e todos procedimentos necessários no decorrer da execução da técnica cirúrgica, a fim de reduzir as taxas de complicações após a cirurgia.

Largamente utilizada na agropecuária, a orquiectomia é indicada, principalmente, em três espécies animais – suínos, ruminantes e equídeos – com as seguintes finalidades:


I- Suínos: consumo; qualidade da carne; e descarte da reprodução de animais mais velhos.
II- Ruminantes: prevenir coberturas indesejáveis; melhorar o sabor da carne; elevar o ganho de peso animal; e facilitar o manejo.
III- Equídeos: prevenir coberturas indesejáveis; reduzir a agressividade animal; reduzir a incidência de neoplasias e inflamações; e selecionar os animais destinados ao esporte ou ao trabalho.

A idade recomendada para a realização da orquiectomia nas espécies acima são:


- de 10 a 15 dias em suínos;
- após o desmame em ruminantes; e
- entre 18 a 24 meses em equídeos de sela; 12 a 18 meses em equídeos destinados à engorda; e em animais jovens.

Nos equídeos, é importante respeitar a idade recomendada para realizar o procedimento, para que o animal atinja o desenvolvimento ósseo e muscular em sua plenitude.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Grandes Animais do VET Profissional, com o Prof. M. Samuel Pereira Simonato, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

Receba Mais Informações