Microbiologia veterinária: conheça as enfermidades causadas por herpesvírus

Os herpesvírus fazem parte da família Herpesviridae. Os vírus dessa família são encontrados em todas as espécies de vertebrados, são envelopados, possuem tegumento, dentre outras características

Microbiologia veterinária: conheça as enfermidades causadas por herpesvírus

A família Herpesviridae abriga um grupo grande e diverso de vírus. Os vírus da família Herpesviridae possuem uma importante propriedade biológica em comum: possuem uma grande capacidade de estabelecer infecções latentes em seus hospedeiros.

De acordo com Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia, as enfermidades causadas por herpesvírus, são:

A) Herpesvírus Bovino: Nos bovinos existem diversas enfermidades que podem ser causadas pelos variados tipos de herpesvírus.

Enfermidades Causadas em Bovinos por Herpesvírus.

Enfermidades causadas em bovinos por Herpesvírus.

B) Herpesvírus Caprino: Nos caprinos, têm-se dois tipos de herspesvírus. O CpHV-1, que pode causar sinais respiratórios, conjuntivite viral, vulvovaginite, balanopostitite e abortos; nos animais mais jovens, este vírus, geralmente ocorre nos primeiros dias de vida e pode ser fatal. Já o CpHV-2 não é tão comum em caprinos, mas pode causar sinais típicos de febre catarral maligna.

Enfermidades causadas em caprinos por Herpesvírus.

C) Herpesvírus Suíno: Nos suínos, têm-se a doença causada por herpesvírus suíno tipo 1, Doença de Aujeszky, que causa lesões, principalmente, no sistema nervoso central; o sintoma é muito parecido com “raiva”.

Enfermidade causada em suínos por Herpesvírus.

D) Herpesvírus Equino: Em equinos, têm-se diversos tipos de herpesvírus, sendo os principais: EHV-1, EHV-2, EVH-3 e EVH-4.

Enfermidades causada em equinos por Herpesvírus.

E) Herpesvírus Canino e Felino: Em cães e gatos podem ser encontrados o CaHV-1 e o FeHV-1, respectivamente.

Enfermidades causada em cães e gatos por Herpesvírus

Enfermidades causada em cães e gatos por Herpesvírus.

F) Herpesvírus em Aves – Doença de Marek: Em aves, o vírus causa a Doença de Marek, causando sintomas parecidos com a leocose aviária, o animal apresenta um quadro de paralisia e outros problemas.

Enfermidade causada em aves por Herpesvírus.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Veterinária do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!