Miologia topográfica do pescoço de animais domésticos: vamos conhecer?

Os músculos do pescoço dos animais são divididos em duas camadas: os músculos mais superficiais e os mais profundos

Miologia topográfica do pescoço de animais domésticos: vamos conhecer?

Os músculos profundos do pescoço estão mais relacionados e fixados nas vértebras cervicais, entre as vértebras cervicais e ligados à cabeça. Com isso, os músculos profundos do pescoço participam da movimentação da cabeça do animal e ajudam também na sustentação da mesma.

Os músculos superficiais estão fixados tanto no pescoço quanto no membro torácico e foram chamados de músculos que compõem o cíngulo escapular. Esses músculos ajudam na fixação do membro torácico ao tronco. Lembrando que o membro torácico não tem uma articulação, um contato ósseo com o tronco. Então essa fixação do membro torácico ao tronco é feita através de tecido muscular. Esse tipo de articulação é chamado de sinsarcose.

O prefixo sin- da palavra sinsarcose significa articulação e –sarcose vem de sarcômero, que é uma unidade muscular. “Logo, a sinsarcose é um tipo de articulação a qual não tem contato ósseo entre duas estruturas ósseas, e sim um contato ósseo de músculos que estão ali anexando o membro torácico ao tronco”, explica Marcelo Lopes de Santana, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Medicina Veterinária e Doutor em Morfologia Animal. Esses músculos mais superficiais do pescoço compõem o cíngulo escapular e fixam o membro torácico ao tronco.

Os músculos da parte ventral do pescoço têm sua origem no esterno do animal, por isso, todos esses músculos receberam a nomenclatura de esterno. O primeiro músculo mais ventral que iremos observar é denominado esterno-hióideo. Ele vem próximo ao osso hioide, na mandíbula, que está relacionado com a movimentação da língua, e por isso recebe a nomenclatura de esterno hioide. Se observarmos numa região mais dorsal, vemos um tecido esbranquiçado que é a traqueia do animal. Um pouco abaixo, está localizado o músculo esternotireóideo, denominado dessa forma por estar ligado ao esterno e relacionado à glândula tireoide, responsável pela produção do tetraiodotironina, que é o T3 e o T4.

Figura 1 – Músculos da região ventral do pescoço.

Figura 1 – Músculos da região ventral do pescoço.

Na figura a seguir, temos a presença de um músculo digástrico, que apresenta dois ventres musculares. Trata-se de um mesmo músculo que parte do esterno e foi denominado esternocefálico. O ventre que foi direcionado para a mandíbula recebeu o nome de esternomandibular e o que está ventral a ele recebeu o nome de esternomastóideo.

Figura 2 - Músculos da região ventral do pescoço.

Figura 2 - Músculos da região ventral do pescoço.

O esternocefálico é o local onde está apoiado a veia jugular externa. Essa veia é de médio calibre, que é muito utilizada para coleta de sangue ou administração endovenosa tanto em grandes quanto em pequenos animais. É a principal veia, a mais calibrosa, que passa no pescoço do animal. Essa veia se ramifica na altura da cabeça em dois ramos principais: veia maxilar e veia linguofacial. A veia linguofacial, por sua vez, se ramifica em veia facial e veia lingual.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Anatomia Veterinária - Osteologia e Miologia de Animais Domésticos do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Lopes de Santana, Doutor em Morfologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.