Montagem da compostagem de carcaças suínas

A compostagem é o método mais eficaz para evitar que o descarte incorreto de resíduos de produção animal polua o meio ambiente e traga outras consequências

 

Montagem da compostagem de carcaças suínas

Compostagem é o processo de fermentação aeróbica conduzida por microrganismos, que vão decompor naturalmente a matéria orgânica e reincorporá-la na natureza, servindo como adubo orgânico.

 

Técnicas tradicionais


Há um tempo atrás, resíduos de animais, como carcaças, restos de parição e animais mortos eram deixado a céu aberto, atraindo urubus, roedores, mal cheio e disseminação de doenças.

O descarte era feito de forma tradicional como escavação de valas, incineração e construção de fossas anaeróbicas, o que promovia contaminação do meio ambiente, como contaminação do lençol freático, poluição de ar, mal odores e outros, conforme explica ao Prof. Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zoonoses pela Universidade Federal de Viçosa.

 

Vantagens de se fazer compostagem:


- Evita disseminação de doenças
- Reciclagem de material
- Preservação do meio ambiente
- Baixo custo
- Elimina patógenos

 

Compostagem de carcaças suínas

Para fazer a montagem da compostagem para carcaças suínas, o Médico Veterinário precisa obedecer várias etapas e treinar bem o pessoal responsável pelo manejo, obtendo assim um produto final com as vantagens desse procedimento.


Como deve ser feita a montagem da compostagem?


Em se tratando de resíduos suínos, o número de boxes varia de acordo com o número de animais da propriedade e deve obedecer os critérios:


- São construídos boxes de 2 metros de altura em alvenaria deixando uma abertura na parte superior (teto) de 50 cm.
- Cobrir o fundo da composteira com 30 cm de algum material de granulometria maior como maravalha.
- Colocar outro material como serragem.
- Prepara-se as carcaças em pedaços, barrigadas devem ser perfuradas para evitar fermentação excessiva.
- Deve-se colocar a primeira camada de resíduos e sobre eles coloca-se mais 30 cm de maravalha que deverá ser umidecida, de acordo com o clima da região.
- Acrescenta-se mais uma camada de maravalha mais grossa e assim por diante até completar a composteira dentro dos limites.

A temperatura dentro da composteira pode chegar a 70°C e pode permanecer assim por 72 horas, sendo suficiente para matar os microrganismos patogênicos.
Pode se ver que a compostagem se mostra a melhor alternativa para dar um destino adequado a grandes quantidades de carcaças.


A combinação de técnicas que melhor resultado alcançar, melhora a produtividade em todos os sentidos.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Saneamento e Zoonoses do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.