Mortalidade e morbidade: entenda o que são esses índices

A mortalidade e morbidade são os índices mais importantes para a interpretação epidemiológica. Dentro deles existem muitos subtipos para melhor acompanhamento da história natural da doença, tanto veterinária e humana

Mortalidade e morbidade: entenda o que são esses índices

A mortalidade e morbidade são indicadores que podem ser utilizados tanto na saúde humana quanto veterinária, agindo, em ambos os casos, para a profilaxia de doenças, avaliação e planejamento de ações sanitárias e observação e constatação de epidemias”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.

A mortalidade diz respeito os indivíduos que morreram em um dado intervalo do tempo e espaço. Representa o risco/probabilidade de qualquer pessoa na população morrer em decorrência de determinada doença.

Em muitas situações, é preciso medir a ocorrência de doenças em uma população por meio da contagem de óbitos. Essa relação do número de mortos dentre os atingidos pela doença é chamada de “letalidade da doença”.

A mortalidade é útil para comparar localidades diferentes em relação à qualidade de vida e avanço sanitário, além de permitir comparar épocas diferentes. Entretanto, esse índice não mostra os avanços graduais comuns no curto prazo.

A morbidade diz respeito aos indivíduos que adquirem doença em determinado local e época. Ela mostra o comportamento das doenças e dos agravos de saúde na população/rebanhos e tem como indicadores a prevalência e a incidência.

A prevalência é o total de casos em determinado local e período de tempo de determinada doença.

A prevalência mostra o quanto a doença está presente em uma população/rebanho, representando o total de casos ativos. Portanto, seu cálculo se torna essencial para conhecer, planejar e avaliar a situação sanitária de uma comunidade em relação a uma determinada doença.

Por sua vez, a incidência é o total de casos novos em um local e em um período de tempo de determinada doença. Ela mostra a força com que a enfermidade se espalha e sugere o momento da história natural da doença em que está a epidemia na população.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Epidemiologia do VET Profissional, com o Prof. Dr. Marcelo Dias da Silva, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Agroquímica também pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão! 

Receba Mais Informações