O que é efusão pericárdica e neoplasias cardíacas em cães e gatos

Quando existe o acúmulo de líquido no periocárdio, as cavidades naturais no organismo (pleural, periocárdica e peritoneal) podem sofrer efusão periocárdica.

 

O que é efusão pericárdica e neoplasias cardíacas em cães e gatos

Médico Veterinário você sabe como diagnosticar uma efusão periocárdica? O Médico Veterinário precisa realizar exames e chegar num diagnóstico da doença que é muito comum em cães e gatos.

A manutenção do líquido dentro do vaso vai depender de algumas forças:

- Permeabilidade vascular – Interfere na entrada e saída de água para dentro dos vasos.
- Pressão hidrostática – É a pressão que o sangue faz contra a parede do vaso sanguíneo, o que estimula a saída de água para o exterior.
- Pressão oncótica – Pressão osmótica gerada pelas proteínas no plasma sanguíneo especialmente pela albumina e pelas globulinas.

 

Tipos de efusão

- Efusão hemorrágica: Mais comum; relacionada a neoplasias na maioria das vezes.
- Transudatos: Apresenta uma densidade baixa, a proteína é baixa. Pode levar a várias doenças como cistos pericárdicos e toxemia.
- Exsudatos: Tipo mais raro de efusão. Tem alta celularidade, proteica e densa. Geralmente está relacionada a inflamações (peritonite infecciosa felina).
Pela coloração do líquido, o Médico Veterinário consegue analisar e direcionar para a possível causa da efusão e diagnosticar a mesma.

 

Figura 1 – Efusões para análises laboratoriais

Figura 1 – Efusões para análises laboratoriais

 


Fisiopatologia das efusões periocárdicas

É o acúmulo de líquido que pode acontecer de forma crônica ou de forma aguda o coração do paciente.
À medida que o líquido extravasa, o pericárdio pode manter o paciente com aquela quantidade de líquido. À medida que a pressão vai aumentando, pode ocorrer o tamponamento cardíaco (ocorre mais do lado direito do coração)

Quando se tem o tamponamento cardíaco reduz o débito cardíaco, o sangue fica acumulado nas veias ocorrendo hipertensão arterial. Com efusão crônica, o paciente desenvolve fibrose e espessamento do pericárdio, o que pode levar a óbito, é o que explica do Prof. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira é Mestre e Doutor em Ciências Veterinárias pela UFLA – Universidade de Lavras.

Sinais clínicos podem surgir com o tamponamento cardíaco.

 

Aspectos clínicos

Sinais inespecíficos podem estar relacionada a doenças de base ou causas primárias, como letardia, ascite, intolerância ao exercício, tosse e apinéia por causa da compressão do pulmão. Também pode haver alteração no pulso.
O exame físico auxilia muito no diagnóstico da efusão periocárdica.

 

Diagnóstico do paciente com efusão periocárdica

 - Pressão alta
- Alterações no exame de ecocardiograma, como a hipovoltagem de R alterada. Pode observar no ECG a alternância elétrica, arritmias e outros
- As radiografias são muito úteis pois mostra se o paciente tem efusão pericárdica. O Médico Veterinário pode observar que em torno do coração há muito líquido.
Também pode acontecer efusão pleural, bem como dilatação da veia cauldal.
- O ecocardiograma é muito importante pois nele mostra detalhamento maior da efusão presente no coração do paciente


Dependendo da gravidade da efusão, o paciente pode adquirir tumores.
Pode ocorrer tumores cardíacos em animais de meia idade, em cães é mais comum (Hemangiossarcoma), que nos gatos (linfomas)


O exame cardiográfico é o melhor exame que auxilia no diagnostico da efusão. Por meio dele dá para ver o tanto de líquido em volta do coração e dá para saber se poderá feita a drenagem para evitar complicações no coração do paciente.

Os exames laboratoriais como hemograma completo, exames bioquímicos e outros, que ajudam o Médico Veterinário a ter o diagnóstico mais preciso do que o paciente tem e como tratar


Tratamento

O Médico Veterinário fará drenagem/aspiração de líquido do periocárdio para favorecer o trabalho do coração principalmente em casos de tamponamento cardíaco.
Também pode ser feita a Pericardiotomia parcial que consiste em remover parte do periocárdio para favorecer a drenagem do líquido para dentro da pleura.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Cardiologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão.

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.