O que são fungos? Qual a sua importância ecológica?

Os fungos são organismos eucariontes, heterotróficos, uni e pluricelulares, pertencentes ao reino Fungi. Esse reino é composto por milhares de espécies, entre elas leveduras, bolores e cogumelos

O que são fungos? Qual a sua importância ecológica?

Os fungos são organismos eucariontes, isto é, possuem células nucleadas, existindo espécies unicelulares e pluricelulares. Possuem quitina (não possuem celulose) como componente da parede celular. Eles estão presentes em ambientes aquáticos, mas principalmente em ambiente terrestre, e sobrevivem decompondo organismos mortos (saprófitas), se associando a outros animais em uma relação de mutualismo (simbiose) ou parasitando outros organismos.

Os fungos são quimiorganotróficos e alimentam-se por absorção. Eles têm a capacidade de degradar compostos complexos, como celulose e lignina. São aeróbios (fungos filamentosos) ou aeróbios facultativos (leveduras)”, explica Emilene Campos Galvão, Professora do VET Profissional, que é Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola.

A temperatura ótima para o crescimento dos fungos está entre 25°C e 30°C e o pH entre 4 e 7, tendo como pH ótimo entre 5 e 6. Porém, os fungos podem crescer em condições extremas de pH baixo e temperaturas altas, entre 60°C e 62°C.

Os fungos se reproduzem de forma assexuada e sexuada, sendo:

Assexuada:
- Crescimento e disseminação dos filamentos de hifas.
- Produção de esporos assexuados.
- Brotamento em leveduras.

Sexuada:
- Plasmogamia.
- Cariogamia.
- Meiose.


Qual a importância ecológica dos fungos?

Micorrizas – associação entre fungos e raízes de plantas. A planta aumenta a absorção de água e sais minerais e o fungo recebe nutrientes e fotoassimilados.

Líquens – associação entre fungos ou algas cianobactérias. São bioindicadores da qualidade ambiental.

Predadores de pequenos nematódeos.

Controle biológico de pragas – alguns fungos, como o Metarhizium anisopliae, são utilizados como agentes biológicos contra pragas.

Fungos decompositores – utilizados na ciclagem da matéria orgânica.

Parasitas causadores de doenças em plantas – provocam grandes prejuízos econômicos. Alguns, além de causar doenças nas plantas, podem liberar toxinas em alimentos.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Microbiologia Geral do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Emilene Campos Galvão, Pós-doutora em Inspeção de Produtos de Origem Animal, Doutora e Mestre em Microbiologia Agrícola. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações