Odontologia: anatomia oral de cães e gatos

O estudo anatômico direciona melhor o trabalho de um cirurgião, possibilitando o entendimento das estruturas envolvidas.

 

Odontologia: anatomia oral de cães e gatos

Para o Médico Veterinário realizar um bom trabalho como cirurgião dentista, é preciso conhecer bem a parte anatômica dos ossos dos animais a serem tratados. Por isso, as diferentes estruturas ósseas devem ser bem analisadas pelos cirurgiões para que se tenha uma base adequadas em todo o procedimento cirúrgico.


A estrutura da cabeça de um cão é dividida em duas partes:


- Neurocrâneo: é a parte mais caudal do crâneo (cérebro e cerebelo)
- Viscerocrânio: região mais rostral da face do animal
O osso atmoide divide a parte do neurocrânio com o o viscerocrânio.

 

Estrutura óssea

Para a correção de fratura, o Médico Veterinário deve ter o conhecimento das diferentes densidades ósseas nas regiões do crâneo, pois são elas que determinarão a colocação adequada de placas e parafusos, é o que explica o Prof. Fernando Fernandes, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais.

Em felinos existem diferenças tanto nas estruturas ósseas da maxila, como na região da mandíbula.
O foco da odontologia é o estudo anatômico do viscerocrânio, sendo assim suas regiões específicas são: incisivo, nasal, maxila, concha nasal dorsal e ventral, ossos zigomáticos, palatinos, lacrimais, mandíbula e bucal. E nessa ótica, o foco principal são na musculatura facial e mastigatória


Os ossos da face são divididos em três regiões: Orbital, Oral e Nasal.

 

Figura 1 – Região dos ossos da face: A – maxial; B – Mandibular; C – Incisiva D – Nasal frontal, E – Zigomática; F – Orbital; G – Articulações temporomandibular

Figura 1 – Região dos ossos da face: A – Maxial; B – Mandibular; C – Incisiva
D – Nasal Frontal; E – Zigomática; F – Orbital; G – Articulações Temporomandibular

 

Musculatura e sistema nervoso

Os músculos que compõem a face de um animal são: facial, mastigatório, da língua, faríngea, laríngea e ocular. Já na musculatura mastigatória encontram-se os músculos: masseter, Pterigoide medial, temporal, digástrico e pterigoide lateral. Cada músculo tem correlação com os nervos da face.

O nervo facial é o 7° par de nervo craniado, o que envolve os músculos orbicular da boca, bucinador, levantador nasolabial, levantador do lábio superior, canino e zigomático.

 

Dentes

Os dentes possuem sua origem através de um processo de germinação mediante a proliferação e diferenciação celular até a formação do esmalte, da dentina e da polpa dentária.  É através da arcada dentária que se tem uma ideia da idade do animal.

As regiões da cavidade oral são a mesial (parte mais rostral) e distal (parte mais caudal)

A avaliação dos dentes deve ser individual, utilizando um odontograma, com uso de um sistema que enumerar os dentes para posterior anotações sobre as características de cada um.

 

Aprenda mais sobre esse assunto na área Odontologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Fernando Tadeu Tavares Fernandes, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.