Osteossíntese de mandíbula canina: entenda como ocorre a colocação de placa de titânio

Casos de fraturas mandibulares são, de certa forma, comuns em clínicas cirúrgicas de pequenos animais. E a cirurgia em si é de grande relevância devido à importância funcional desse osso

Osteossíntese de mandíbula canina: entenda como ocorre a colocação de placa de titânio

Os animais de estimação, assim como as pessoas, estão sujeitos a acidentes que muitas vezes podem resultar em traumas. E um desses traumas de grande relevância para a cirurgia veterinária é a fratura mandibular em pequenos animais.

“Em casos de fratura mandibular, a região pode apresentar mobilidade, crepitação e aumento de sensibilidade. Devido à dor, a palpação e os demais exames laboratoriais devem ser realizados com o animal sedado”, explicam os professores Fernando Tadeu Tavares Fernandez e Leonardo Milagres Tavassa de Pádua, Médicos Veterinários e Professores do VET Profissional.

A osteossíntese mandibular deve respeitar alguns princípios, dentre eles: o alinhamento oclusal proporcionando a estabilidade adequada da região, a reparação com ausência de danos para os tecidos, a preservação máxima da dentição do paciente e o retorno imediato da função oral com estabilização óssea satisfatória.

Como deverá ser realizada a cirurgia de osteossíntese?

Duas incisões são feitas durante a cirurgia de osteossíntese com o objetivo de:

• 1ª Incisão - para alinhamento ou reparo da fratura.
• 2ª Incisão - para extração do dente canino esquerdo.

Após a incisão foi necessário fazer a divulsão da pele a fim de alcançar a região de fratura e ter acesso ao fragmento do osso maxilar. A divulsão foi feita com o auxílio de tesouras de ponta reta, pinças e, próximo à fratura, utilizou-se o afastador de periósteo.

Após localizar os fragmentos rompidos do osso maxilar é necessário fazer a remoção do tecido fibroso adjacente, a fim de reduzi-lo de modo a permitir o alinhamento dos ossos e aplicação de uma placa.

Para que a placa seja colocada sobre a mandíbula quebrada, é necessário alinhar os ossos da fratura de modo que ambos retornem o mais próximo possível da posição anatômica original do maxilar.

Ao fazer o alinhamento dos fragmentos rompidos para aplicação da placa é fundamental que o cirurgião veterinário atente para a biodinâmica da oclusão de acordo com a raça do paciente, verificando se a mandíbula do animal não ficou torta.

Após alinhar os fragmentos é necessário medir a extensão adequada da placa de titânio e definir sua correta posição sobre o osso da mandíbula para posterior fixação. Esse trabalho deve ser feito com bastante cuidado e atenção.

Durante a colocação dos pinos, todo o cuidado é necessário para não lesionar a raiz dos dentes. Dessa forma, os furos são feitos entre as raízes ou abaixo dessas. O cirurgião deve avaliar a posição do dente na boca do paciente antes de inserir os pinos na placa.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Casos Cirúrgicos do VET Profissional, com a Prof.a M.a Alessandra Sayegh, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o Prof. M. Fernando Tadeu Tavares Fernandez, Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o Prof. Leonardo Milagres Tassara de Pádua, pós-graduado em Anestesiologia Veterinária, com a Prof.a Elisandra Lopes de Freitas, pós-graduada (Lato Sensu) em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e com a Prof.a Natália Brioschi Andreão, Médica Veterinária pela Universidade de Vila Velha (UVV). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.