Otohematoma em cães: como o veterinário deve proceder?

O otohematoma é uma lesão física autoinflingida devido ao prurido com presença de oscilações vigorosas e constantes da cabeça

Otohematoma em cães: como o veterinário deve proceder?

O animal, ao coçar a cabeça e a região da orelha intensamente, faz com que os vasos se rompam causando hemorragia interna. A hemorragia, por sua vez, causa a separação do tecido aderido à cartilagem da orelha formando uma bolsa. Essa é uma condição dolorosa para o animal.

A causa da coceira insistente é, na maioria das vezes, a otite. Mas também podem ser geradas por acúmulo de ectoparasitas (carrapatos e pulgas)”, explica Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é mestre e doutora em oftalmologia veterinária.

Há casos em que ocorre a coagulação do sangue na orelha do animal, resultando em fibrina. Nessas situações, a orelha fica dura e deformada.

O tratamento de otohematomas visa aos seguintes objetivos:

• Identificar e tratar a fonte de irritação.
• Estabelecer a drenagem.
• Manter a aposição tissular.
• Prevenir recidiva.


No caso de otohematomas causados por ectoparasitas, é necessário fazer o tratamento do paciente e também do ambiente em que vive. Em caso de otites, é necessário fazer o tratamento com antibióticos ou antifúngicos dependendo da fonte de irritação.

Muitos veterinários fazem a drenagem do otohematoma de maneira incorreta, introduzindo uma seringa para remover o sangue. Ao fazer isso, reduz a pressão interna da região da orelha, o que acaba por estimular novo fluxo hemorrágico de sangue.

O tratamento adequado consiste na remoção do flap da cartilagem da orelha e limpeza com a retirada dos coágulos e debridamento com gaze.

Ao final, é necessário manter a aposição tissular, ou seja, aderir e manter unido o tecido da cartilagem que se encontrava separado por hemorragia. Isso é feito por meio de pequenas suturas Wolf que não devem atravessar o outro lado da orelha, e devem ser feitas no sentido da incisão elíptica.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda e Doutora em Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.