Guias de Capacitação do Veterinários. Clique e baixe!

Ovino intoxicado por ureia? Conheça esse tipo de intoxicação que pode acometer o rebanho

As intoxicações mais comuns em ovinos são causadas por cobre e por ureia. A intoxicação por ureia é causada por níveis elevados de NH3 no sangue que excedem a capacidade tamponante do sistema circulatório

Ovino intoxicado por ureia? Conheça esse tipo de intoxicação que pode acometer o rebanho

A intoxicação por ureia é causada por níveis elevados de NH3 no sangue que excedem a capacidade tamponante do sistema circulatório. É mais frequente em animais confinados e em animais que recebem suplementação no período de seca.

A intoxicação é comum em animais recentemente introduzidos a dietas com ureia e em animais muito jovens que ainda não possuem a capacidade ruminal desenvolvida, mas recebem ração no sistema creep-feeding”, explica Magna Coroa Lima, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Medicina Veterinária e Mestre em Zootecnia.

Os fatores predisponentes à intoxicação são: ingestão excessiva de ureia, ingestão repentina em animais que ainda não estão adaptados ou ingestão acidental.

Os sinais clínicos observados no animal passam por desconforto, tremores musculares, salivação excessiva, dejeções frequentes, respiração rápida, incoordenação motora, decúbito e morte.

O médico veterinário deverá diferenciar o quadro clínico de intoxicação das demais doenças observando, sobretudo, o histórico do animal. Para ajudar no diagnóstico, algumas perguntas são importantes: como o animal é criado? Qual o tipo de alimento fornecido? Houve mudanças na alimentação?

Normalmente, quadros clínicos de intoxicação acometem lotes, ou seja, mais de um animal no rebanho que consumiu alimento ou água contaminada.

O tratamento adotado para esse tipo de intoxicação pode ser a infusão ruminal de solução fria de ácido acético a 2% (1 mL/kg PV). Essa infusão melhora no equilíbrio acido-básico sanguíneo e reduz a produção de amônia pelas bactérias. Também pode ser usado o carvão oral (0,5 kg/kg PV).


Aprenda mais sobre esse assunto na área Ovinocultura – Produção e Principais Doenças do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Magna Coroa Lima, Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Zootecnia pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

Receba Mais Informações