Parvovirose: conheça essa doença infecciosa que acomete os cães jovens

Dentre as enfermidades encontradas na rotina clínica veterinária de pequenos animais, a parvovirose, uma doença infecciosa contagiosa, é uma das que mais acometem os cães

Parvovirose: conheça essa doença infecciosa que acomete os cães jovens

A parvovirose canina é uma doença causada por vírus que acomete animais jovens na maior parte dos casos, inclusive filhotes. O quadro clínico mais expressivo da infecção é a diarreia com sangue.

A parvavirose é causada pelo parvovírus canino, sendo transmitido pela via oro-fecal e fômites. O período de incubação do vírus varia entre 4 a 7 dias”, afirma Gustavo Carvalho Cobucci, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos.

Algumas raças apresentam predisposição à doença, como, pinscher, rottweiler, pitbull, labrador.

Os sinais clínicos observados na parvovirose são:

• Diarreia em grande quantidade com expulsão de epitélio intestinal necrosado (odor característico), com ou sem sangue.
• Desidratação.
• Dor abdominal (intussuscepção).
• Anorexia.
• Vômito.
• Prostração intensa.
• Febre ou hipotermia.
• Aborto.
• Choque circulatório:

- Taquicardia.
- Pulso fraco.
- Hipotensão.
- Mucosas pálidas.
- Extremidades frias.

Não existe tratamento específico para a parvovirose canina. Por isso, o tratamento proposto é direcionado de acordo com a sintomatologia do paciente.

Aprenda mais sobre esse assunto na área Clínica Médica de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M.e Gustavo Carvalho Cobucci, Mestre em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos pela Universidade Federal de Viçosa e com o Prof. Dr. Rodrigo Horta, Mestre pela UFMG em Avaliação da Nocicepção, complicações pós-operatórias e impacto na qualidade de vida em técnicas de mastectomia na espécie canina. Doutorado sanduíche pela UFMG e na University of Cambridge, Inglaterra, em Propostas terapêuticas para o mastocitoma canino. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!