Persistência do ducto arterioso (PDA) em cães: o que é e como diagnosticar?

A Persistência do Ducto Arterioso (PDA) é uma doença cardíaca congênita caracterizada pela permanência após o nascimento da conexão fetal entre a aorta descendente e o tronco da artéria pulmonar

 

Persistência do ducto arterioso (PDA) em cães: o que é e como diagnosticar?

A persistência do ducto arterioso (PDA) é a permanência da comunicação entre a aorta descendente e o tronco da artéria pulmonar. Pode ser denominado também persistência do canal arterioso ou ducto arterioso patente.

Após o nascimento do animal, ocorre o fechamento funcional e definitivo do ducto arterioso, tornando-o um ligamento arterioso, sendo substituído por um tecido fibroso (devido a inibição das prostaglandinas)”, explica Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, que é Mestre em Ciências Veterinárias.

Alguns pacientes nascem com alterações histológicas no ducto arterioso, impossibilitando o seu fechamento, mesmo após a fase adulta. A persistência do ducto arterioso (PDA) é mais comum em fêmeas, sendo alguns pacientes assintomáticos.

As raças mais predispostas a enfermidade são: Maltês, Pastor Alemão, Poodle, Pastor Shetland, Yorkshire e Spitz Alemão.

Geralmente os sinais da enfermidade surgem entre 6 a 8 semanas de vida do animal. A maioria dos filhotes com PDA são magros e taquipneicos.

Podem ser observados sinais clínicos de insuficiência cardíaca congestiva esquerda (ICCe) e achados clínicos como o sopro contínuo em maquinaria, as crepitações pulmonares e os pulsos arteriais hipercinéticos.

A avaliação dos focos de auscultação é de suma importância para possibilitar o direcionamento do diagnóstico na avaliação ecocardiográfica.

Na auscultação, para avaliação do lado esquerdo, deve-se focar nas valvas pulmonares aórtica e mitral. Já do lado direito, focar na valva tricúspide.

O ritmo cardíaco também deve ser avaliado com uma auscultação minuciosa, porém exames complementares para o diagnóstico da PDA são necessáios: eletrocardiografia, radiografia torácica e ecocardiografia.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cardiologia de Cães e Gatos do VET Profissional, com o Prof. M. Luiz Eduardo Duarte de Oliveira, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.