Por que castrar cães machos é uma ação para o bem-estar social?

A orquiectomia, ou seja, a castração de machos, causa mais impacto quando existe um grande volume de animais a ser neutralizado reprodutivamente.

Cão recentemente castrado
 

Muitas pessoas consideram que a melhor forma de controlar a natalidade de cães e gatos é a castração de fêmeas, uma vez que são elas que geram os filhotes. Embora castrá-las seja, sim, uma forma de controle, a orquiectomia, ou seja, a castração de machos, causa muito mais impacto nesse aspecto quando existe um grande volume de animais a ser neutralizado reprodutivamente.

Uma fêmea, tanto cadelas quanto gatas, fica gestante por aproximadamente dois meses e gera, em média, de 5 a 6 filhotes, variando conforme o tamanho da raça. Depois do parto, fica exclusivamente cuidando dos filhotes, sem entrar no cio novamente, por um tempo que varia em torno de dois meses para gatas e cinco meses para cadelas, o que quer dizer que podem gerar por volta de 5 filhotes a cada quatro e sete meses, respectivamente. Agora, reflita: quantas fêmeas, que gerarão vários filhotes, um cão e um gato conseguem inseminar durante os meses em que uma única fêmea fica “indisponível”?

Claramente o raciocínio acima não é para casos de animais domésticos sob criação indoor, pois é de conhecimento geral os transtornos de se ter fêmeas no cio confinadas em casa. Entretanto, é comum que médicos veterinários sejam consultados por secretarias de saúde, instituições de proteção animal e órgãos sanitários que contam com uma população numerosa de animais de rua para serem esterilizados, tornando seu dever esclarecê-los para o bem-estar da comunidade. Além disso, com o custo da castração de uma fêmea é possível orquiectomizar dois ou até três machos, dependendo da clínica e convênio contratados.

Aprenda mais sobre Castração de Pets na disciplina Cirurgia de Cães e Gatos disponível no VetProfissonal, a mais moderna ferramenta de capacitação para médicos veterinários e estudantes de veterinária disponível no mercado, com a qual você obterá todos os conhecimentos necessários para garantir o bem-estar dos animais e alcançar êxito em sua profissão.

Receba Mais Informações