Projeções radiográficas do tórax e abdômen em pequenos animais

A anamnese e a avaliação física têm um papel muito importante na seleção da imagem radiográfica, já que é a partir delas que se determina qual região será radiografada

 

Projeções radiográficas do tórax e abdômen em pequenos animais

É inadmissível solicitar a radiografia de um animal inteiro, mesmo que ele seja pequeno, pois, para cada região do corpo do animal, tem-se um kV, um tempo e um mAS ideais, de modo que a radiografia do todo utilizaria técnicas errôneas para muitas áreas. O Médico Veterinário sabe bem dessa situação e deve ter conhecimento de todas as posições para identificar qual posição melhor radiografar.

 

A escolha da projeção será aquela em que é possível posicionar o chassi mais próximo ao osso e a que vai proporcionar mais conforto para o animal, é o que explica a Profa. Dra. Sâmara Turbay Pires, Médica Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência animal, pela Faculdade de zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de são Paulo.

 

Para qualquer projeção o animal precisa ser parado e alinhado. Para isso precisa-se:

- Pedir o responsável pelo animal ou a um auxiliar para que segure com firmeza. Entretanto, quando estiver com muita dor, deve-se sedá-lo.
- Para evitar que o animal se mexa, precisa-se utilizar alguns aparatos radiotransparentes como placas de isopor, espuma e tecido, para apoiar o animal.

 

As projeções radiográficas do tórax são feitas nas seguintes posições

- Laterolateral direito/esquerda
- Dorsoventral/ventrodorsal – para a posição ventrodorsal, as patas dianteiras devem ser tracionadas cranialmente e a cabeça deve ser imobilizada entre as patas, conforme mostra a Figura 1.

 

 

 Figura 1 – Animal estabilizado para a realização da ventrodorsal

Figura 1 – Animal estabilizado para a realização da ventrodorsal

 

As projeções radiográficas do tórax são feias nas seguintes posições


- Laterolateral
- Ventrodorsal

 

Para as projeções do abdômen, o posicionamento do animal é o mesmo demonstrado para as projeções do tórax, alterando apenas o foco da luz do colimador. Essas radiografias devem abranger desde o esterno até a região pélvica.

 

 Figura 2 – (A) Laterolateral do abdômen (B) Ventrodorsal do abdômen

Figura 2 – (A) Laterolateral do abdômen (B) Ventrodorsal do abdômen

 


Aprenda mais sobre esse assunto na área Diagnóstico por Imagem de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Sâmara Turbay Pires, Mestre em Diagnóstico por Imagem e Doutora em Biociência Animal, pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos na Universidade de São Paulo (USP). O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

 

 

 

 

 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.