Quais são os instrumentos utilizados para cirurgia em animais?

Conheça os principais instrumentos utilizados nas cirurgias de cães, gatos e animais de pequeno porte

Quais são os instrumentos utilizados para cirurgia em animais?   Artigos VetProfissional

Na realização de cirurgias em cães, gatos e outros animais de pequeno porte, é fundamental estar atento a cada detalhe, para que esse animal consiga passar por esse procedimento de forma tranquila e sem riscos. Assim como em humanos, para realizar qualquer cirurgia, o médico veterinário precisa estar atento a todos os instrumentos que usará e qual a finalidade de cada um.

Kelly Cristine de Sousa Pontes, Médica Veterinária e Professora do VET Profissional, que é Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, Doutora em Cirurgias e Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, afirma que não basta saber como realizar a cirurgia se o médico veterinário não sabe qual instrumento utilizar. Conhecer cada instrumento e quais são suas funções é essencial para que o procedimento seja um sucesso.

Confira a seguir as características e funções de cada um dos principais instrumentos utilizados em cirurgias de cães e gatos:


Instrumentais para diérese: possuem a função de corte, divulsão. Entre esses instrumentais podemos destacar:

- Bisturi – os utilizados para cirurgias em animais são o cabo n.3 para pequenos animais e o cabo n. 4 para grandes animais. Para ambos existem diversos tipos de lâminas, sendo escolhidas de acordo com o tipo de procedimento que será realizado. As lâminas devem ser manuseadas com o porta-agulhas.

- Tesouras – material de extrema importância, possuem pontas romba (cega) ou fina (afiada). Podem ser de diversos tipos, destacando-se as tesouras de uso geral, a tesoura de Metzenbaum (sendo indicada para tecidos mais delicados) e a tesoura de Mayo (de característica mais robusta, indicada para tecidos resistentes). Todas podem varia em tesouras retas ou curvas.


Instrumentais para preensão: utilizados para apanhar as estruturas.

São as pinças para preensão e manipulação de tecidos ou pinças de dissecção. Essas pinças normalmente são manuseadas na mão não dominante. São encontradas em dois tipos:

- Pinça de dissecção sem dente de rato (pinça não traumática).

- Pinça de dissecção com dente de rato (pinça traumática).


Instrumentais para hemostasia: são pinças utilizadas para pinçamento de vasos, para promover a hemostasia, ou seja, a parada do sangramento. Essas pinças podem ser retas ou curvas e possuem as serrilhas em diversas direções, como longitudinais, transversais, diagonais ou uma combinação dessas.

Podemos destacar entre essas pinças: a pinça de Crile, a pinça de Kelly e a pinça de Halsted (mosquito).


Instrumentais para exposição: utilizados para promover o afastamento de tecidos. O tamanho e formato desse material variam de acordo com o objetivo de sua utilização. Entre esses instrumentais, podemos destacar:

- Afastador de Farabeuf - tipo de afastador dinâmico, que necessita de um auxiliar na cirurgia para segurar esse material.

- Afastador de Weitlaner - tipo de afastador autoestático, que não necessita de um auxiliar.

- Dentro do tipo autoestático, podemos também citar o afastador de Finochietto e o afastador de Gosset.


Instrumentais especiais: são todos os instrumentais utilizados em cirurgias especiais, por exemplo, as cirurgias ortopédicas e as cirurgias cardiovasculares. Podemos exemplificar esse tipo de instrumental com as seguintes peças utilizadas em cirurgias gerais:

- Pinça de Allis (tipo de pinça traumática, não utilizada em peles).

- Pinça de Foerster (utilizada para realizar a antissepsia da pele do paciente).

- Pinça de Backhaus (tipo de pinça traumática, utilizada para prender o tecido de campo na pele do paciente).


Material de síntese: é aquele que promove a união dos tecidos que foram separados na diérese. São as agulhas, os fios e os porta-agulhas.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Cirurgia de Cães e Gatos do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Kelly Cristine de Sousa Pontes, Pós-doutora em Medicina, na área de Oftalmologia e Oncologia, pela Leiden University – Holanda, Doutora em Cirurgias pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Técnicas Cirúrgicas e Anestésicas Aplicadas aos Animais, pela mesma instituição. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos online, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!
 

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.