Quais são os passos para interpretar exames laboratoriais de forma adequada?

Os exames laboratoriais são essenciais na rotina veterinária, pois auxiliam a determinar diagnósticos e a detectar problemas precocemente

Quais são os passos para interpretar exames laboratoriais de forma adequada?

Os exames laboratoriais são essenciais na rotina veterinária, pois auxiliam a determinar diagnósticos, a detectar problemas precocemente, o que é muito importante para um bom prognóstico, e a monitorar tratamentos.

Waleska de Melo, Médica Veterinária e professora do VET Profissional, que é Doutora em Patologia Clínica Animal e Mestre em Medicina Veterinária explica que são exames laboratoriais: Hemograma; Bioquímicos; Exames hormonais; Exames microbiológicos e PCR.

Para a realização desses exames, são necessárias coletas de materiais, geralmente amostras sanguíneas. Para isso, o médico veterinário deve conhecer as técnicas de contenção mais adequadas para cada espécie e porte do animal, bem como o procedimento adequado de coleta e o acondicionamento das amostras.

As contenções podem ser químicas ou físicas, a depender do temperamento do animal que será examinado. Já os materiais utilizados nas coletas envolvem as seringas, agulhas e os tubos de armazenamento.


A interpretação de qualquer exame laboratorial se baseia em:

1 - Seleção dos exames

Envolve o exame clínico e suas respectivas etapas, pois é a partir dele que se vai conhecer as queixas do tutor, os sintomas do paciente e, assim, levantar possíveis suspeitas, as quais serão confirmadas ou descartadas mediante exames laboratoriais.


2 - Execução dos exames

A execução dos exames requer equipamentos e reagentes adequados e profissionais treinados e capacitados para a sua realização.


3 – Interpretação

É a leitura correta dos resultados, que se dá a partir da boa execução dos dois elementos anteriores. É a partir da interpretação que se chega ao diagnóstico e se determina o tratamento, por isso é tão importante minimizar o quanto possível qualquer fator de interferência nesta etapa.

Para uma interpretação correta, além dos fatores já citados, também é importante que o profissional tenha conhecimento da fisiologia da espécie examinada. Cada interpretação é única, a depender do caso de cada paciente.

É preciso enfatizar que exames mal solicitados, coletas mal feitas e anticoagulantes inadequados geram diagnósticos equivocados e, consequentemente, tratamentos equivocados ou falta de tratamento, o que pode até mesmo levar o paciente a óbito.


Aprenda mais sobre esse assunto na área Interpretação de Exames Laboratoriais: Clínica x Patologia Clínica do VET Profissional, com a Prof.ª Dr.ª Waleska de Melo Ferreira Dantas, Doutora em Patologia Clínica Animal pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. O VET Profissional é a plataforma de aperfeiçoamento mais completa para Médicos Veterinários e estudantes de Veterinária, com milhares de vídeos e centenas de livros digitais, para aprender rápido e salvar mais vidas. Tenha acesso ilimitado a centenas de aulas práticas, cursos on-line, casos clínicos e casos cirúrgicos na palma da sua mão!

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

DÚVIDAS ?

Preencha o formulário ao lado e receba mais informações.

O VET garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.